#deolhonoglobo: FISU realiza cerimônia de revezamento de tocha e de bandeira

Todos os caminhos apontam para a China e os Estados, países sedes dos Jogos Universitários Mundiais de verão e inverno, respectivamente. A Universíade de verão acontece neste ano em Chengdu, enquanto que a de inverno acontece em Lake Placid, em 2023. E a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) começou 2022 com fogo e tradição, realizando suas cerimônias de Revezamento da Tocha e entrega de bandeiras em Turim, Itália, na segunda-feira, 17 de janeiro. Excepcionalmente, ambas as cerimônias ocorreram ao mesmo tempo no pátio histórico da Universidade de Turim.

Registro durante a cerimônia de revezamento da tocha. Foto: divulgação/FISU.

– É com grande entusiasmo que iniciamos o novo ano com um evento tão significativo. Toda vez que vejo outra cidade anfitriã carregar a bandeira da FISU e a chama da FISU de volta às suas respectivas novas casas, fico feliz em saber que a tradição está sendo mantida com orgulho e nova ambição de geração em geração – disse o presidente interino da FISU, Leonz Eder.

A cerimônia consistiu excepcionalmente em dois eventos principais: o revezamento da tocha, que agora está a caminho de Chengdu, na China, para a próxima edição de verão dos Jogos Universitários Mundiais da FISU – de 26 de junho a 7 de julho de 2022, e a entrega da bandeira de Lucerna 2021 para o Comitê Organizador (CO) de Lake Placid 2023, os próximos anfitriões da edição de inverno dos Jogos da FISU – de 12 a 22 de janeiro de 2023.

– A chama simboliza brilho e sonhos. Ela ilumina o mundo com equidade, unidade e amizade, ilumina os Jogos FISU com progresso e prosperidade e atua como um farol para inspirar estudantes universitários em todo o mundo a se unirem, crescerem juntos e criarem um futuro mutuamente benéfico juntos – disse Fengchao Wang, prefeito de Chengdu, vice-presidente do CO de Chengdu 2021 e presidente do Comitê Executivo de Chengdu 2021, durante seu discurso on-line dirigido a toda a comunidade estudantil.

A segunda-feira também foi marcada pela entrega oficial da bandeira FISU do CO de Lucerne 2021 para o de Lake Placid 2023, que trará a bandeira de volta aos EUA e celebrará sua cerimônia de hasteamento da bandeira em 22 de janeiro. “Já se passaram quase 50 anos desde que a bandeira da FISU foi hasteada em Lake Placid. Estamos honrados por ter a oportunidade de viajar para Torino para receber a bandeira de Lucerna e esperamos exibi-la mais uma vez em Lake Placid enquanto contamos os dias para a cerimônia de abertura”, disse Ashley Walden, diretor executivo do CO de Lake Placid 2023.

Em uma mensagem separada para a FISU, o prefeito da vila de Lake Placid, Art Devlin, acrescentou: “Quando Lake Placid foi premiado com os Jogos Universitários Mundiais da FISU em março de 2018, a cidade se tornou uma colmeia de atividades. Nossos locais olímpicos passaram por uma revitalização total. Quando os Jogos Universitários Mundiais da FISU chegarem a Lake Placid, todos os nossos locais serão de classe mundial e beneficiarão Lake Placid por muitos anos. Os Jogos FISU deixarão um legado e em 12 de janeiro de 2023, Lake Placid estará pronto e orgulhoso de mais uma vez receber o mundo”.

O presidente interino da FISU, Leonz Eder, concluiu: “Depois de uma bem-sucedida reunião de chefes de delegações em Lucerna no início de setembro, seguida de uma maravilhosa cerimônia de início do revezamento aquático aqui em Torino naquele mesmo mês, todos estavam preparados e ansiosos para a Universíade de Inverno na Suíça Central. Com grandes expectativas e alegria em mente, enviamos Wuli [mascote de Lucerne 2021] em sua jornada de Turim e por toda a Suíça, alcançando cerca de 15 universidades, promovendo a FISU, nossos Jogos e a dupla carreira. Infelizmente, como todos sabemos, esta grande história não teve um final feliz. Gostaria de agradecer a todas as pessoas e instituições pelo seu forte envolvimento e contribuição única para este projeto. A jornada continua, não apenas com muitos projetos legados na Suíça, mas também com os Jogos da FISU. Portanto, desejo ao CO de Lake Placid tudo de bom nos preparativos finais para os Jogos Universitários Mundiais de inverno de 2023. Que a boa sorte seja sua e nossa parceira leal”.

*Informações de Alexander Green, Gerente de Mídia e Comunicação da FISU.

NOTÍCIAS RELACIONADAS