FISU REALIZA EM GOIÂNIA VISTORIA PARA MUNDIAL DE WRESTLING

FISU realiza em Goiânia vistoria para Mundial de Wrestling

WUC será realizado na cidade entre 05 e 09 de setembro de 2018

Equipes da FISU, CBDU e Federação Goiana de Wrestling visitam o Ginásio Rio Vermelho, onde será concentrada a competição.

Goiânia recebeu esta semana a visita do corpo técnico e diretivo da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), que vieram à capital de Goiás para uma vistoria dos locais de competição e hospedagem que estão sendo preparados para o Mundial de Wrestling, em 2018. Os membros da entidade, que é a responsável pelos Campeonatos Mundiais Universitários, visitaram o Ginásio Rio Vermelho, onde a competição será realizada, e os hotéis destacados para atender atletas, técnicos, árbitros e Comitê Organizador.

Delegado técnico da FISU, o professor Edisher Machaidze, da Geórgia, fez observações com relação ao ginásio e ao hotel reservado para as delegações. “O ginásio é espaçoso, com uma grande área de competição e treinamento. Após toda a preparação para o campeonato, teremos bons resultados para apresentar aos atletas. O hotel, por sua vez, possui uma boa estrutura, com espaço suficiente para atender os cerca de 400 atletas que participarão do campeonato”, pontuou.

Edisher, que já veio ao Brasil outras duas vezes, atuou com árbitro em quatro Olimpíadas, incluindo os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além de delegado técnico da FISU, atua como supervisor, e instrutor na Geórgia, onde também dirige o Comitê Esportivo do Parlamento do país e a vice-presidência da Federação de Wrestling da Geórgia.

Um estado acostumado a receber o esporte universitário

O diretor de Campeonatos Mundiais da FISU, Paulo Ferreira, também parte da equipe de vistoria do WUC Wrestling, destacou que a cidade de Goiânia tem tudo para fazer do evento um sucesso. “Goiânia sediou o Mundial de Futsal ano passado, que ficou entre os nossos Top 5, é uma cidade que já conhecemos, que tem o governo interessado no esporte universitário, além da parceria com a CBDU e com a Federação Goiana do Desporto Universitário. Com toda essa envolvência, sabemos que qualquer modalidade que a gente traga para a cidade será um sucesso”, disse.

Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás recebe a equipe de vistoria de WUC Wrestling 2018. Foto: Mônica Salvador

Como parte da agenda na cidade, a comitiva da FISU reuniu-se ainda com a secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, que deu as boas-vindas à equipe e ao Mundial Universitário de Wrestling.

História

Em 2018, completam-se 40 anos desde que o Brasil sediou o seu primeiro Campeonato Mundial Universitário, também uma modalidade de combate, o judô. Em 1978, o Rio de Janeiro foi o estado a abrir as portas do país para o esporte universitário a nível mundial, e de lá para cá o Brasil não parou mais. Desde então, outros Mundiais foram sediados por aqui, como o primeiro WUC Futsal, realizado em São Paulo, em 1984, e o primeiro Mundial de Futsal na categoria feminina, em Vitória, em 2008. Mais recentemente, o país sediou os Mundiais de Vôlei de Praia, Rugby 7, Triathlon e Futsal.

World University Championship Wrestling 2018 será realizado em Goiânia entre 05 e 09 de setembro. Na sequência, entre 12 e 18 de setembro, Aracaju, capital de Sergipe, recebe o WUC Chess.

NOTÍCIAS RELACIONADAS