Fórum Nacional de Secretários de Esportes aprova proposta de estados da região Norte para sediar grandes competições

Na última sexta-feira, 6, a CBDU; representada pelo seu vice-presidente Alim Maluf Neto, marcou presença no Fórum Nacional de Secretários de Esportes. O encontro foi realizado online e também contou com a presença da presidente do Fórum, Mariana Dantas, da gestora da Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel) de Rondônia, Mayara Metran, e de dirigentes da Confederação Nacional do Desporto Estudantil (CBDE), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Conselho Estadual de Desporto e Lazer (Conedel).

A agenda teve como pauta a proposta de realização de grandes competições esportivas em estados da região Norte. Segundo Júnior Santiago, vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esportes, mediador da reunião com representantes do Norte sobre o desporto educacional, o movimento para atrair aos estados do Norte competições até então, só realizadas nas regiões sul e sudeste é positivo. “Quase sempre existe a vontade técnica, mas nos falta o entrelaçamento com o poder público, e só com ele conseguiremos nossos objetivos”, enfatizou.

Alim Maluf Neto, vice-presidente da CBDU, disse que o desafio das distâncias geográficas nacionais precisa ser vencido: “A região Norte sempre foi muito carente de eventos esportivos, especificamente por causa das questões de distância; já que alguns estados não tem a possibilidade de se deslocar por via terrestre, e necessitam de transporte aéreo”. Ele destaca a finalidade da agenda para isso. “O objetivo desse encontro foi ter os entes governamentais mais próximos das federações estaduais para que a gente possa ter uma maior sinergia entre as federações, entidades governamentais e a CBDU, para realizarmos eventos na região Norte”, finaliza Alim.

NOTÍCIAS RELACIONADAS