Glossário League of Legendes, conheça as gírias do jogo

Assim como diversos outros jogos, o League of Legendes – o LoL, ou Lolzinho para os mais íntimos, tem um dicionário próprio, repleto de termos e siglas que descrevem ações e técnicas de jogo. Para quem já está habituado ao cenário do game, são palavras comuns e de fácil compreensão, porém, para os novatos e curiosos, as expressões podem causar confusão. Abaixo você confere um guia com as principais gírias do LoL:

ACE

Ace é o termo utilizado para sinalizar quando uma equipe inteira é eliminada – um feito muito valioso em uma partida de LoL.

BACKDOOR

Refere-se a jogadas em que um ou mais jogadores conseguem passar desapercebidos pelos adversários, e derrubar torres, ou até mesmo o Nexus (objetivo primário de cada mapa). Para vencer a partida, um time precisa destruir o Nexus do time inimigo.

CAIT

Cait ou “caitar” é uma jogada na qual o atirador dispara contra o inimigo enquanto se afasta dele.

CC

CC = crowd control – controle de grupo em português. Trata-se de habilidades que afetam a mobilidade dos campeões adversários, como paralisia, atordoamento, enraizamento, lentidão, provocação e arremesso.

ENGAGE

Engage significa iniciação – ato de iniciar um combate contra o time adversário utilizando uma ou mais habilidades (geralmente de CC), e aproveitando seu efeito para investir contra o campeão.

GANK

Gank ou ‘gankar’ é o ato de atacar um ou mais adversários de surpresa, usando de superioridade numérica para derrotá-los com mais facilidade. A técnica funciona muito bem contra adversários muito avançados ou fora de posição, que se tornam presas fáceis para o Jungle (caçador).

LEASH

Leash é usado para descrever a técnica em que outro campeão ajuda o Jungle a derrotar os monstros da selva. Assim, o processo se torna mais rápido e o Jungle perde menos de sua barra de vida.

PEEL

Peel é quando um membro da equipe protege um aliado para que ele possa fazer dano. É um meio de proteção importante para aumentar o potencial de causar dano de um dos membros do time.

PICK OFF

Mais comum no final das partidas, o Pick Off é o ato de isolar um dos campeões rivais para tornar o combate contra ele mais fácil. Essa é uma boa alternativa para equipes em desvantagem no placar, que perderiam um embate time contra time.

POKE

Poke é o termo utilizado para descrever pequenos ataques não-letais aos campeões inimigos. Geralmente esses golpes são desferidos enquanto um adversário avança em direção a um minion, e servem para drenar sua vida lentamente e facilitar um eventual gank.

SMURF

Smurfs são jogadores experientes de League of Legends que criam novas contas com o intuito de enfrentar jogadores novatos ou de elos inferiores. Considerada por muitos uma trapaça, a técnica é bastante usada para preservar o seu ranking quando for jogar com amigos.

SPLIT PUSH

A gíria é utilizada para descrever a estratégia de focar os esforços em derrotar as tropas inimigas o mais rapidamente possível. Assim, será mais fácil chegar até a torre inimiga, e até mesmo derrubá-la enquanto o seu time enfrenta os outros jogadores.

WARDAR

Wardar é o ato de posicionar uma sentinela ou totem de vigilância em algum ponto do mapa de LoL. Esses itens garantem visão completa da área escolhida e ajudam a evitar emboscadas dos rivais.

Quer ficar por dentro do JUBs eSports 2021? Acompanhe nossas redes sociais – InstagramTwitter e Facebook!


O JUBs eSports é uma iniciativa da CBDU. Em 2021, a competição acontece de forma híbrida; com uma fase online – classificatória e eliminatória – de 1º a 28 de março, e outra fase presencial – semifinais e finais – de 26 a 29 de abril, em Brasília – DF. Ao todo, seis esportes eletrônicos integram a programação: League of Legends, Free Fire, CS Go, FIFA, Poker e Clash Royale. A transmissão das partidas acontece diariamente às 19h na Twitch da CBDU.

NOTÍCIAS RELACIONADAS