GOIÂNIA RECEBE O JUBS LUTAS 2018 ENTRE OS DIAS 10 E 15 DE ABRIL

Competição será seletiva para o FISU America Games e para o Mundial Universitário de Wrestling

O taekwondo é uma das modalidades presentes no JUBs Lutas, e será seletiva para o FISU America Games. Foto: CBDU/Fotojump

Na próxima semana, entre os dias 10 e 15 de abril, a capital de Goiás será palco das competições nacionais do JUBs Lutas 2018, nas modalidades Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Luta Olímpica e Taekwondo. Goiânia recebe a segunda competição da temporada 2018 do esporte universitário nacional, que será seletiva para dois grandes eventos internacionais deste ano: o primeiro Pan-Americano Universitário – o FISU America Games – e o Mundial Universitário de Wrestling.

Trezentos alunos-atletas de 21 estados da Federação competirão pelo primeiro lugar no pódio das modalidades. O Taekwondo e o Judô entram na seletiva para o FISU America Games, enquanto a Luta Olímpica será a seletiva para o Mundial de Wrestling.

JUBs Lutas 2018

As cinco regiões do país estarão presentes na competição, representadas pelos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A competição será sediada no Goiânia Arena (Av. Fued José Sebba – Jardim Goiás), e a entrada para o público é gratuita. Os combates terão início na quarta-feira, 11, na parte da manhã, e seguem até o domingo, dia 15. Confira aqui o Informe da competição, com os dias e turnos referentes a cada modalidade.

Seletiva para competições internacionais

World University Wrestling Championship, que terá os representantes brasileiros campeões da modalidade Luta Olímpica, será sediado também em Goiânia, entre 05 e 09 de setembro. Os campeões brasileiros competirão contra atletas da China, Estados Unidos, Hungria, Nepal, Polônia, Brasil, Ucrânia, Turquia, Finlândia, Japão, Moldávia, República Checa, Índia, Irã, Alemanha, França, México e Nova Zelândia, já confirmados para a competição. Confira no site oficial do WUC Wrestling mais informações sobre a competição.

FISU America Games, que terá os representantes brasileiros campeões das modalidades Judô e Taekwondo, será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. Além das duas modalidades, o campeonato terá ainda disputas no atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo. Os alunos-atletas enfrentarão equipes dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Paraguai, já confirmados na competição. Confira no site oficial do FISU America Games mais informações sobre a competição.

Novo formato do JUBs

A Temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganha um novo formato, onde todas as competições do calendário nacional passam a ser denominadas JUBs. Assim, os eventos de 2018 contarão com as modalidades que já fazem parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a inclusão de mais esportes, ampliando e qualificando a maior competição universitária da América Latina.

As modalidades que já compunham o calendário nacional entram agora para o programa do JUBs, ou seja, lutas, futebol de campo, futebol de 7, rugby 7 e jogos de praia ganham status de modalidades do JUBs, e serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018.

O novo formato também irá beneficiar as melhores equipes das modalidades coletivas de quadras, uma vez que, após as etapas Estaduais, as Conferências de Quadras atuarão como última classificatória para a Fase Final do JUBs, que será realizado em Maringá, entre 04 e 11 de novembro.

Além das modalidades de quadra, a fase final do JUBs também contará com as competições de natação, atletismo, judô, FIFA, League of Legends, JUBs acadêmico, natação e atletismo paradesportivos, vôlei de praia e ciclismo, as duas últimas escolhidas pela cidade sede.

As demais modalidades que já faziam parte do programa do JUBs contarão com competições específicas e direcionadas, garantindo uma maior qualidade do evento para os alunos-atletas. Assim, basquete 3×3, badminton, tênis, tênis de mesa e xadrez também serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018, assim como os esportes recém-incluídos no programa.

Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs!

Os Jogos Universitários Brasileiros de Lutas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: SuperBolla. Apoio local: Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS