GRANDE FINAL DO VOLEIBOL MASCULINO: UNINILTONLINS-AM X UFPA-PA

Grande final do voleibol masculino: UniNiltonLins-AM x UFPA-PA

UniNiltonLins, do Amazonas, é a grande campeã no voleibol masculino. Foto: Fotojump

A grande final do voleibol masculino foi entre UNINILTONLINS do Amazonas e UFPA do Pará, os dois times com as melhores campanhas. Apesar da equipe da UFPA entrar como favorita, chegando invicta à última partida, foi o time amazonense que conquistou o título da Liga do Desporto Universitário de Quadras, Conferência Norte, pelo placar de 3×0.

A equipe do Pará começou tomando a iniciativa da partida e abriu logo o placar, conseguindo ficar à frente do jogo até os 10 primeiros pontos, mesmo o set sendo disputado ponto a ponto. A UNINILTONLINS, com o seu bloqueio, que funcionou muito na partida, conseguiu virar o jogo e ainda abriu 7 pontos de vantagem, o que deu certa tranquilidade para a equipe do Amazonas vencer o período por 25/21.

No segundo set, a UFPA começou bem, mais uma vez abrindo o placar, mas não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado pelo UNINILTONLINS, que assumiu a frente e abriu 8 pontos de vantagem na metade do set. Os principais destaques da equipe do Amazonas foram o número 12, Rodrigo, e o camisa 6, Fabiano, que formaram um verdadeiro paredão, marcando 4 pontos de bloqueio consecutivos.

A equipe do Pará se esforçou muito para encostar no placar, sem sucesso. O bom momento do UNINILTONLINS, somados aos erros da UFPA, fizeram o período encerrar com o placar de 25/20 para a equipe amazonense. Assim, o time precisava de apenas mais um set para vencer e ser consagrado campeão da competição.

UFPA sabendo da pressão e necessidade de ganhar o set, foi com tudo para o ataque e, para saber quem ia sair na frente nesse período, a torcida teve que esperar um incrível rali de 35 segundos, que acabou com o ponto do atacante Kleist, camisa 11 do UNINILTONLINS. Depois desse início empolgante, a UFPA não conseguiu mais encaixar um bom ritmo no jogo e viu o time do Amazonas abrir vantagem de 8 pontos no período.

Foi um set perfeito para UNINILTONLINS, com incríveis pontos de bloqueios, uma das principais armas da equipe. Nesse ritmo, e com uma tarde inspirada do atacante Kleist, a equipe venceu o set por 25/17, somando 3×1 no placar final e sagrando-se campeão da LDU de Quadras Conferência Norte.

Depois do jogo, o capitão e levantador Adriano da UFPA falou sobre a importância da competição e do segundo lugar no pódio: “Conseguimos chegar invictos à final, mas infelizmente não conseguimos o título. Apesar disso, nós já somos vitoriosos, conseguimos a vaga para participar da LDU e ainda sair com medalha é muito bom, valoriza nosso trabalho e dá reconhecimento para o nosso estado. E a UNINILTONLINS vez um grande jogo, eles estão de parabéns”.

O paredão, como a torcida estava chamando Rodrigo, o central da UNINILTONLINS, elogiou muito a postura da equipe neste último jogo:

“Fico muito feliz por ter conseguido ajudar a equipe com pontos importantes, logo em um fundamento que decide muitos jogos, e hoje não foi diferente. O time está de parabéns pela postura dentro de quadra, sempre propondo o jogo. Nós conseguimos mostrar nosso verdadeiro voleibol”, pontuou o atleta, que fechou a rede e fez muitos pontos de bloqueio junto com Fabiano Abdon.

O jogo não foi marcado só por incríveis bloqueios, saques fortes e ataques rápidos, a honestidade e espirito esportivo também estavam em quadra. Os jogadores das duas equipes acusavam quando a bola batia no bloqueio e ia para fora, quando dava rede, e avisavam até mesmo se bola foi dentro ou fora de quadra, independente de para quem seria o ponto. Atitudes que faziam a torcida aplaudir os jogadores. Grandes atitudes, para um grande jogo.

Por Gaudêncio Carvalho – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS