Grupo de estudos discute conteúdo da Universidade CBDU

Motivado pelo isolamento social, imposto pela pandemia de Covid-19, um grupo de pessoas, diretamente ligadas com esporte, passou a se reunir virtual e periodicamente, para discutir os temas abordados nos cursos da Universidade CBDU. A iniciativa foi a opção encontrada para preencher o tempo ocioso em casa.

Registro de um dos encontros do grupo de estudo. Foto: arquivo pessoal

José Francisco Alves Macedo, funcionário municipal da Prefeitura de Ponta Grossa, Michelly J. Sitta Lopes, gerente administrativa em gestão esportiva, Richarde Cesar Salvador e Vitor Martinez, membros da Liga de Handebol do Paraná conduzem o projeto que utiliza a Universidade CBDU como ponto de partida. Os quatro trabalham diretamente com a coordenação técnica de eventos esportivos no Paraná. Diante da pandemia do novo coronavírus, o calendário de eventos no qual os quatro trabalhariam foi afetado e interrompido logo no início. Sem perspectiva para a volta das atividades e com mais tempo livre do que o habitual, eles ficaram sabendo dos cursos ofertados pela CBDU, se apressaram para fazê-los e ainda divulgaram para colegas de profissão.

Como nós vimos que os cursos da CBDU tinham muita correlação com o trabalho que a gente desenvolve aqui no Paraná, nós formamos um grupo de estudos. A gente participa, cada um da sua casa, dos cursos da CBDU e depois nós nos reunimos uma vez por semana para conversar sobre o que nós estudamos – explica Richarde Salvador.

Os encontros são realizados virtualmente, através de plataforma de vídeo conferência e reúnem em média, 30 pessoas. Além de discutirem os conteúdos dos cursos da Universidade CBDU, os integrantes do grupo de estudo também compartilham conhecimento sobre o universo esportivo de forma geral.

Os dias com menos pessoas, as vezes até por questão de horário, da 25, 26 pessoas dentro do grupo. E isso nos dá condição de aprender cada vez mais. O que é importante é essa troca de experiência – finaliza José Macedo.


O grupo já está por dentro dos novos cursos dispostos na plataforma. Mas se você ainda não está, anota aí: as inscrições vão até o dia 10 de julho e, além dos conteúdos já disponíveis, outros 4 cursos foram lançados; Nutrição aplicada ao desporto – módulos 2 e 3; Direito Desportivo, 80 anos CBDU e os workshops Mulheres no Esporte e Paradesporto.

Para participar os interessados devem acessar o site da Universidade CBDU (AQUI!), se cadastrar na plataforma ou fazer login, caso já seja registrado, e escolher quantos cursos quiser. Todos os cursos são livres e gratuitos, ou seja, não há pré-requisitos para fazê-los e você também não paga nada.

O projeto é uma iniciativa da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, que acredita que, nos esportes ou nos estudos, o importante é a busca constante pelo desenvolvimento. Ficar parado não é uma opção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS