HANDEBOL: OITO JOGOS ACIRRAM A DISPUTA PELAS VAGAS NAS QUARTAS DE FINAL

Por Thaís Santos e Bruna Amorim (Programa Jovens Jornalistas)

Foto: Jonne Roriz / CBDU

As quadras do Instituto Federal da Bahia (IFBA) continuaram movimentadas durante esta quarta-feira (23). O local foi palco de apresentações de alto nível da modalidade de handebol (feminina e masculina). As disputas de hoje foram entre as equipes que perderam na rodada anterior e os times que se apresentaram pela primeira vez na fase final do JUBs 2019.

A equipe feminina da UFV-MG, por exemplo, entrou em quadra contra a UNINASSAU-PE. O time mineiro, que já havia perdido no dia anterior para a seleção da UFRR-RR por um placar de 21×28, mostrava em quadra uma mistura de ânimo e cansaço. Já a equipe pernambucana soube aproveitar bem essa vantagem. O time possuía mais velocidade, enquanto que faltavam “pernas” para as mineiras correrem. O placar final foi de 23×48, apontando vitória para a UNINASSAU-PE.

Em entrevista, a goleira da UFV-MG, Thalia Miranda (21), comentou sobre as dificuldades da equipe durante a competição: “A gente veio para o campeonato conseguindo uma vaga do time do Rio – que desistiu -, viemos de última hora, com pouco treino para esta competição. O primeiro jogo era considerado mais tranquilo pra gente, sabíamos que tínhamos a possibilidade de vencer, mas as circunstâncias do próprio time, nos impediu de fazer um jogo melhor. Nós temos o trauma do primeiro tempo, a gente sempre começa o primeiro tempo ruim. Em Minas a gente consegue fazer a recuperação. Mas aqui é outro nível, um nível mais alto. Já o segundo jogo a gente sabia que seria muito difícil, pela equipe que enfrentaríamos. Acho que jogamos melhor, mas pelas circunstâncias da outra equipe – uma equipe mais forte, mais ágil – a gente sofreu muito, principalmente com os contra-ataques. Mas foi um bom jogo, o que vale é a participação. Agora é trabalhar para vencer as regionais com tranquilidade”, disse.

No mesmo período a equipe masculina da FABRA-ES enfrentava a UNG-SP – 6ª colocada na classificação final do handebol masculino em 2018. O time capixaba, que também havia perdido o primeiro jogo contra o UNISBA-BA, tentou esboçar reação, mas a equipe da UNG soube aproveitar bem os erros que a FABRA cometia durante os últimos passes, encaixando um contra-ataque bastante ágil e levando a melhor com o placar de 25×36.

Ao ser questionado sobre a disputa, Wesley Olindino (34), pivô do time da FABRA-ES, contou que aquele jogo era muito mais importante do que parecia: “Nós viemos de um estado muito pequeno, que dá pouco valor ao esporte(…) O que a gente precisa é evoluir. E você só evolui quando pega uma equipe mais forte. Hoje a gente jogou com uma equipe de nível de Liga Nacional e isso nos deu uma consciência do que a gente precisa fazer para os próximos jogos. Então valeu muito, apesar da eliminação, a gente leva como lição e como aprendizado.”

UNIATENEU-CE passa pela DOCTUM-ES

A equipe feminina da UNIATENEU-CE prosseguiu na competição com vitória acirrada contra a DOCTUM-ES. O time cearense, que veio de uma derrota para as atuais campeãs da modalidade (UNC-SC), confirmou o favoritismo ao vencer as capixabas por um placar de 24×18. O jogo não foi fácil, a DOCTUM, que começou abrindo o placar, investiu em velocidade e tentava aproveitar o cansaço da equipe oponente. Mas a UNIATENEU-CE abriu vantagem e virou o placar com contra-ataques rápidos e defesas que tiravam gritos da arquibancada. A DOCTUM tentou reagir, chegando a empatar o jogo, mas a goleira da UNIATENEU fechou o gol, fazendo com que as bolas capixabas parassem antes de balançar as redes.

UNIFAP começa vencendo, mas UNB muda o jogo

A equipe masculina de handebol da UNIFAP-AP surpreendeu a UNB-DF nesta quarta (23). Apesar da UNIFAP vir de um jogo anterior cansativo, o que se via em quadra era recuperação. A disputa era acirradíssima e o jogo mostrava muita movimentação. Mas a UNB-DF virou o placar minutos antes do final do 1º tempo, abrindo oito pontos de vantagem. Durante o 2º tempo a UNIFAP voltou com mais garra e não perdia bola, o goleiro Danilo Gomes fez defesas incríveis que davam ânimo à equipe. Todavia, a UNB confirmou vitória com um contra-ataque veloz – o placar final foi de 20×28.

UNISBA-BA (fem.) e UNINASSAU-PE (masc.) seguem na competição

A equipe feminina do handebol do UNISBA-BA mostrou garra e determinação na primeira partida da tarde no ginásio do IFBA. O time baiano que havia sofrido, na última rodada, uma amarga derrota  de 50×10 para o UNIP-SP (vice campeão da modalidade no JUBs 2018), conseguiu manter acesa a esperança de uma vaga nas Quartas de Final deste ano. O confronto com o PITÁGORAS-MA foi acirrado, as maranhenses levaram a melhor no primeiro período por 12 a 11, mas as baianas voltaram com todo gás e disposição para buscar o resultado e continuar na competição. Mesmo com uma equipe restrita, apenas com as sete titulares em quadra, o PITÁGORAS-MA deu trabalho ao UNISBA-BA, que conseguiu reverter o placar e levar a vitória por 27×20. Um dos destaque do jogo, a a baiana Juli, central do time, contou que mesmo com o cansaço das adversárias o ” jogo foi pegado e muito importante para a equipe, o que vale de hoje é a experiência e o bom resultado”, afirmou.

Simultâneo ao jogo feminino, acontecia a partida entre as equipes masculinas do UNINASSAU-PE e UNINILTONLINS-AM. Apesar da derrota para os cearenses do UNIATENEU na rodada da terça-feira (22), o UNINASSAU-PE mostrou superioridade durante todo o jogo de hoje e não deu folga para o UNINILTONLINS-AM em nenhum momento, o primeiro período acabou em 22×07. E, no retorno a vantagem só fez ampliar, o placar final foi de 41×18, e assim os meninos da UNINASSAU-PE tem ainda a possibilidade de lutar por uma das medalhas.

FMN/MANAUS-AM deixa disputa por medalhas

Para finalizar a rodada do handebol feminino entraram em quadra as meninas do FMN/MANAUS-AM contra as estreantes do UNICESUMAR-PR. Apesar de belas defesas feitas realizadas pela goleira da equipe do Amazonas, as paraenses conseguiam pontuar com mais facilidade, o que resultou no placar final de 48×20 para o UNICESUMAR-PR. Vale ressaltar que a equipe paraense era composta em sua maioria por “calouras” do JUBs, apesar disso, em quadra as meninas mostraram que o jogo é quem define a experiência. Ao ser perguntada sobre qual a fórmula para um time “novo” conquistar um bom resultado logo na primeira partida, Caroline Duarte, 20 anos, armadora-direita do UNICESUMAR, contou que “o treinamento forte e a experiência nos jogos disputados nos estaduais” fazem toda a diferença e deixam o “time mais adulto”.

Com o resultado, a equipe do FMN/MANAUS-AM deixa a disputa por medalhas, mas segue jogando para cumprir tabela e determinar a posição final na classificação geral do JUBs 2019. Mas engana-se quem pensa que a tristeza dominou o grupo, pelo contrário, apesar de duas derrotas seguidas a equipe conseguiu sentir a evolução do jogo da rodada anterior para o de hoje. Ao ser entrevistada, Maria Elisa, 35 anos, central do time (que mostrou que pode assumir qualquer posição em quadra), contou como se sentiu após o resultado final, “a nossa equipe veio mesmo para participar, estamos sem condições financeiras, não tivemos como trazer todo o time”, mesmo com a derrota ela não se deixou esmorecer, “mas o que vale é perceber a evolução que tivemos de ontem pra hoje”, afirmou.

Nada de favoritismo

A equipe masculina da UFMT-MT segue na competição. Com uma vitória contra os atuais campeões do JUBs, ALIANÇA-PI (agora UNINASSAU-PI), o time matogrossense, superou a derrota da noite anterior e mostrou para os adversários piauienses que dentro de quadra o favoritismo não tem vez. A UFMT-MT conseguiu passar com facilidade pelas linhas de defesa da UNINASSAU-PI, conquistando a vitória por 51×18.

NOTÍCIAS RELACIONADAS