HANDEBOL: UNC-SC É A CAMPEÃ NO FEMININO E A ALIANÇA-PI É QUEM VENCE NO MASCULINO

A equipe de Santa Catarina é tetracampeã feminina nos JUBs, enquanto a do Piauí sobe de divisão e já conquista o título na modalidade

Por Ana Luíza Vargas – Programa Jovens Jornalistas

Nesse sábado (10), foram definidas as finais dos jogos coletivos da 66º edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Para encerrar mais uma competição, alguns times de handebol entraram em quadra para a decisão.

O terceiro lugar feminino foi disputado entre a Universo de Pernambuco e a do Rio de Janeiro. Estando sempre atrás no placar, a Universo-RJ tentou de todas as formas não deixar com que a Universo-PE se distanciasse e, mesmo ficando a um ponto de diferença em alguns momentos, não teve forças para ultrapassar as pernambucanas e acabaram perdendo por 32 a 24.

A disputa de terceiro lugar masculino entre a Unipê-PB e a Universo-RJ foi bem forte. A partida teve viradas e placar apertado durante todo o começo do jogo, no qual as equipes não conseguiam se distanciar por mais de dois pontos. Mas foi no final do primeiro tempo que a Universo-RJ conseguiu embalar três gols de diferença e, depois, começou a segunda etapa com toda força para não deixar escapar a vitória. O jogo terminou com a vitória dos cariocas por 38 a 26, levando assim a medalha de bronze para casa.

A disputa pelo ouro

As partidas que definiram quem ficaria com o ouro e quem ficaria com a prata foram um bom espetáculo para quem pode acompanhar. No feminino, o jogo foi entre a UnC-SC e a Unip-SP e o placar sempre se manteve a favor da equipe de Santa Catarina. Com a vantagem no placar, o domínio foi total das catarinenses e, por isso, a equipe conseguia desenvolver seu jogo sem precisar se arriscar em jogadas que poderiam dar o gol ao time adversário. A medalha de ouro já parecia ter dona, mas a equipe de São Paulo não queria deixar fácil para as catarinenses e chegou a diminuir a diferença de nove gols para cinco no final do jogo. Só que não teve jeito, a UnC-SC venceu por 23 a 19 e agora é tetracampeã dos JUBs, não deixando nenhuma outra equipe chegar ao lugar mais alto do pódio.

Diferente do feminino, os times que disputavam a final do handebol masculino nem participavam da primeira divisão no ano passado, mas eles também foram campeões no JUBs 2017. O Aliança-PI ganhou o título da segunda divisão, já a Unicesumar-PR levou pra casa o ouro da terceira divisão no ano passado. E falando em casa, a Unicesumar-PR estava com sua torcida em peso no ginásio, já que é uma das faculdades da cidade sede, Maringá.

Em jogo duro, Unicesumar-PR é derrotada no último segundo. Foto: Catarina Magalhães – Kaizen/CBDU

Com um jogo muito apertado e com um início de um gol lá e um cá, o incentivo foi importante para a equipe da Unicesumar-PR, que conseguiu se manter na frente em grande parte do jogo. Só que faltando 20 segundos, a equipe do Piauí conseguiu empatar novamente a partida e, no último segundo, conseguiu virar o jogo em 27 a 26, se sagrando como campeã dos JUBs 2018. “Treinamos muito forte e é uma sensação ótima, de dever cumprido em ser campeão. Em uma palavra, esses jogos foi gratidão”, comemora Eusébio da Silva, o atleta campeão e que sacramentou a vitória com o último gol da partida.

Os JUBs 2018 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

CLASSIFICAÇÃO DO HANDEBOL NOS JUBs 2018

Feminino

1º colocado: UNC-SC

2º colocado: UNIP-SP

3º colocado: UNIVERSO-PE

Masculino

1º colocado: ALIANÇA-PI

2º colocado: UNICESUMAR-PR

3º colocado: UNIVERSO-RJ

NOTÍCIAS RELACIONADAS