#deolhonoglobo: Inscrições abertas para a Academia de Líderes Voluntários da FISU

Você quer participar de uma experiência que pode mudar a sua vida e ainda ser o embaixador oficial do esporte universitário no Brasil? Então se prepara porque a oportunidade é boa! Estão abertas as inscrições para a Academia de Líderes Voluntários (FVLA – FISU Volunteer Leaders Academy) da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) – uma iniciativa de liderança global para estudantes universitários apaixonados por esporte.

Foto: reprodução/FISU

O programa surgiu em 2017, junto à Universíade de Kazan, na Rússia, e reuniu 110 líderes voluntários de 90 países. Desde então o projeto acontece lá todos os anos (de modo virtual durante a pandemia), e proporciona aos participantes um intenso cronograma de palestras, mesas redondas, treinamentos e oportunidades de networking. O objetivo da FVLA é criar uma comunidade de voluntários em todo o mundo que possa compartilhar as melhores práticas em projetos voluntários em todos os tipos de eventos esportivos.

Paralelamente ao cronograma, os estudantes são divididos em grupos, com os quais devem elaborar um projeto e um plano de ação para apresentar a uma banca avaliadora de dirigentes esportivos. Em edições recentes por exemplo, os participantes concentraram seu trabalho em como promover o movimento do esporte universitário em seus campi e comunidades.

Além da experiência educacional e cultural proporcionada pelo programa, os participantes com melhor desempenho também podem ganhar benefícios adicionais, como bolsas de estudo e oportunidade de estágio e voluntariado internacional. Em 2017, cinco líderes voluntários foram escolhidos para trabalhar com a FISU no projeto de legado operacional na Universíade de Taipei.

– Pude aprender e compartilhar minhas próprias experiências, e por entender como essas conexões internacionais podem funcionar, sou muito grato à FISU e à CBDU por essa oportunidade – Vitória Cabral, Embaixadora da FISU no Brasil em 2020.

Na prática, o papel dos embaixadores da FISU é ser o elo entre a FISU e as comunidades estudantis nos países onde a FISU está presente, e ajudar a aumentar a conscientização sobre o movimento do esporte universitário entre os estudantes. Entre as atividades desempenhadas está a promoção de eventos organizados pela FISU, participação nos eventos organizados pela CBDU, na comemoração do Dia Internacional do Esporte Universitário e outros.

Quais são os pré-requisitos?

Ser brasileiro e estudante universitário com idade entre 18 e 25 anos (nascido entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2004), que demonstre um interesse e envolvimento genuíno nos eventos desportivos universitários e na vida desportiva, cultural e social em geral. Além disso, também é necessário comprovar proficiência em inglês, pelo menos no nível intermediário; uma vez que o programa é inteiro conduzido em inglês, e ter passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a conclusão do programa (8 março de 2023).

Quando acontece?

17 de junho – Sessão de introdução (online)

2 a 8 de setembro – Sessão principal (presencial – Rússia)

E aí, curtiu a ideia? Então não perde tempo e faça já sua inscrição abaixo – elas ficam abertas até o dia 15 de fevereiro! Após sua candidatura, iremos analisar seu formulário, os pré-requisitos e entrar em contato com você. Boa sorte!

NOTÍCIAS RELACIONADAS