INTERCAMBISTAS AFRICANOS PARTICIPAM DO BEACH GAMES

Estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) competirão no beach soccer

Além de contar com a participação de atletas de oito países, a segunda edição do International University Beach Games receberá também a equipe de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que competirá na modalidade beach soccer. O convite para participação do time faz parte do projeto piloto da CBDU de aproximar e fomentar as relações esportivas, culturais, sociais e acadêmicas entre os universitários atletas brasileiros e os universitários atletas de outros países.

Em novembro de 2016, a equipe participou da 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Cuiabá. Foto: Fotojump

A equipe é formada por 11 alunos-atletas, naturais dos países Benin, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, Guiné Bissau e Camarões. O estudante de Administração Hosni Ferreira, natural da República Democrática de São Tomé e Príncipe, afirmou estarem todos muito empolgados com a participação em mais um evento da CBDU. “A nossa experiência na etapa nacional do JUBs foi fantástica. Não saímos com medalhas, mas o que vivemos foi incrível e isso valeu a pena. O Beach Games Internacional é mais uma oportunidade para continuar a crescer e desenvolver não só no campo desportivo, como também de uma melhor inserção na comunidade brasileira”, disse.

Segundo o presidente da FISU America e vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, a iniciativa é uma forma de integrar os alunos de outros países através do esporte. “Priorizamos a importância da prática desportiva para esses alunos-atletas, além do intercâmbio de experiências extracurriculares e interpessoais que o esporte propicia”, elencou.

Elaine Morellato, presidente da Federação Universitária de Roraima (FUER) e membro do Departamento de Igualdade de Gêneros da FISU America,yeezy boost adidas  falou sobre o convite. “Desde o início, todos da CBDU e da FISU America acharam essa integração fantástica. Fico feliz que tenham convidado os meninos para participarem de mais um evento fora do estado, e dessa vez um evento internacional. Tenho certeza que vamos honrar o convite e a confiança”, destacou.

Outras participações

Em 2016, a equipe de intercambistas participou da 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreram em Cuiabá (MT), de 02 a 13 de novembro. A participação no JUBs de um time formado 100% por intercambistas foi inédita, e eles deixaram um legado para o esporte universitário brasileiro: abriram precedentes para que outros atletas universitários da África possam também participar da competição. Com a presença deles, a CBDU convidou o presidente da Federação Africana de Esportes Universitários (FASU), Michael Malumbete, que participou do evento e assinou um termo de cooperação técnica para que atletas brasileiros e de países africanos façam intercâmbio esportivo.

II International University Beach Games

A segunda edição do International University Beach Games acontece entre 27 de março e 01 de abril, em Maceió, e contará com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da UFRR. Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil será representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

http://www.jordan2016.it

NOTÍCIAS RELACIONADAS