JOGADOR DO AMAZONAS LEVA O OURO NO FIFA

Jogador do Amazonas conquista o primeiro lugar no FIFA

Segundo lugar ficou para a UFPR e o terceiro para a UFMT

Por Manoela Bastos – Programa Jovens Jornalistas

O estudante Wendell Lucas Monteiro, à direita, levou o ouro na competição. Foto: Be Nice Films

(18) levou a melhor na final da disputa masculina do Futebol Eletrônico do 65º Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). O estudante de direito da Faculdade Martha Falcão (FMF) de Manaus (AM), desbancou os outros 18 participantes e levou pra casa a medalha de ouro. “É a primeira vez que participo do JUBs e estou imensamente grato por ter tido a chance de representar meu Estado em uma competição pela qual sou apaixonado, que é o FIFA, o futebol eletrônico. Foi uma disputa acirrada, tive oponentes fortíssimos e que jogam muito bem. Consegui as oportunidades que tive e agora levo para minha cidade o título de campeão na categoria masculina”, conta o jogador.

Em segundo lugar ficou o estudante de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR), João Bento (20), que em 2016 havia conquistado o quarto lugar. Já a medalha de bronze ficou para Luis Guilherme Sá, estudante de direito da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que no ano passado tinha conseguido a medalha de ouro. “Mesmo com a terceira colocação eu já me sinto vitorioso, afinal, estive bem próximo de não ter nenhuma medalha para levar pra casa”, conta o participante, que ficou adoentado durante as competições, mas não desistiu de brigar pelo ouro.

Na edição de 2017 dos Jogos Universitários Brasileiros, o número de competidores na modalidade Futebol Eletrônico foi maior do que em 2016, quando a modalidade foi lançada no campeonato. De acordo com Ronaldo Geraidine, diretor de Comunidades e Redes da Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico (CEBEL), que é parceira da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) no JUBs 2017, a tendência é que cada vez mais estudantes e jogadores deste game se interessem em competir. “Na minha visão, as disputas deste ano foram mais emocionantes do que as do ano passado, porque tivemos mais pessoas disputando o primeiro lugar e, além de tudo, o nível de cada participante aumentou bastante. Isso mostra que é um tipo de competição que está disseminando entre os universitários e indo além de uma simples disputa entre amigos depois da aula”, conta.

Este nível de engajamento dos competidores também foi percebido por Wendell Lucas, campeão da etapa 2017. “Eu participo de diversos campeonatos de futebol virtual, tanto presencial quanto virtualmente, e percebi que os meus oponentes são grandes competidores. Creio que aqui seja o berço para o crescimento desse esporte que irá disseminar diversos futuros atletas do jogo FIFA e a expectativa era que teriam sim atletas de vários níveis e que lutariam bastante para conseguir essa medalha, e foi o que aconteceu. Eu tive provas bem apertadas durante as competições e na final foram jogos com alto nível de dificuldade”, revela o estudante.

Segundo o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o E-games chegou para ficar no programa do JUBs. “Tivemos um aumento significativo no número de participantes no feminino, e a modalidade se consolidando no nosso calendário. O FIFA está dentro do programa de games desde 2016, e esse ano temos o League of Legends também, que gera muita expectativa para a CBDU. Após a realização de toda a jornada de e-games no JUBs, vamos fazer uma avaliação para ver se continuamos com essa crescente, inserindo mais uma modalidade no programa no próximo ano e em qual contexto vamos encaixar as modalidades. O fato é: os jogos eletrônicos entraram no JUBs de forma definitiva”, destacou Luciano.

Futebol Eletrônico – FIFA

O jogo escolhido para ser disputado entre os jovens universitários foi o FIFA 2017, que é um jogo eletrônico de futebol lançado mundialmente em 27 de setembro de 2016. Este é o vigésimo quarto título da série FIFA e o primeiro a usar o mecanismo de jogo da Frostbite para Xbox One, PS4 e PC. Para a disputa entre os homens, o sistema adotado para a classificação foi por vitórias corridas, até chegar na disputa pelo quarto e terceiro lugar, dando sequência com a batalha pelo segundo e primeiro lugar desta competição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS