Jogo fora das quadras: narradores

Por Thiago Freitas – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

Os Jogos Universitários Brasileiros têm muita história e muita vida dentro das quadras. Porém, para que as modalidades ocorram da melhor forma possível, tanto para os atletas como para os espectadores, diversas outras pessoas estão envolvidas, direta ou indiretamente, em cada partida. Nesta série de matérias, vamos extrapolar os campos e dar luz àquelas pessoas que, mesmo fora das arenas, são importantes para o esporte.

Foto: Felipe Costa / Light Press / CBDU

A disseminação do esporte é importante não somente para encontrar novos praticantes país afora, mas também para reunir admiradores e entusiastas que encontram nas partidas uma oportunidade de confraternizar e se divertir. Seja pelo rádio, pelas telas da TV ou pelos serviços de streaming, levar a experiência da competição fica a cargo de um pequeno grupo de pessoas que emancipa as partidas a um lugar de histórias. São essas pessoas quem traduzem jogadas para o ouvinte ou que trazem mais informações sobre os atletas, quase como se fossem personagens de um filme.

Essas figuras são os narradores, responsáveis por levar as regras do jogo de maneira mais clara para os espectadores e, ao mesmo, trazê-los para o centro da partida, viver as mesmas emoções e fazer parte da disputa.

No JUBs, com transmissões ao vivo pelo YouTube da CBDU, os narradores têm a incumbência de levar aos espectadores a vivência dos jogos. São familiares, amigos, colegas de sala, servidores das universidades e outras diversas pessoas que gostariam de acompanhar de perto os jogos em Brasília. É função dessas vozes levar os maiores jogos universitários da América Latina a todos os interessados.

Mas quem está em Brasília para as partidas e frequentou o Boulevard dos Atletas já ouviu, ainda que de maneira despretensiosa, algumas narrações ao vivo. É lá que acontecem os embates das modalidades de e-Sports e alguns narradores estão presencialmente no JUBs, narrando as partidas não somente para quem está assistindo pela Twitch, mas também para os presentes no JUBs. Além delas, as transmissões do handebol também são feitas in loco.

Thais Quinzel e Victor Stoker são narradores de eSports, das modalidades FreeFire e League of Legends. Ao ocupar essa função, tanto no JUBs como em outros campeonatos, eles entendem que estão com uma responsabilidade ainda maior nas mãos. Os esportes eletrônicos ainda são modalidades muito recentes no ramo esportivo e ainda são de difícil entendimento para aqueles que não praticam ou nunca tiveram contato com a modalidade.

“Não é como um jogo de futebol, onde tem o comentarista e a galera entende pelo menos um pouco o que está acontecendo. A gente tem que explicar um jogo que a maioria das pessoas que está aqui não entende. Então, é um pouquinho complicado explicar o jogo, a gente tem que ser bem técnico mesmo: explicar, falar, dar no mínimo detalhes e ir bem devagar mesmo”, explica Thais.

O movimento que os narradores de eSports, como a Thais e o Victor, fazem é similar ao que outros narradores de outras modalidades já consagradas fizeram no passado: é o trabalho pioneiro de incluir, em uma modalidade, um público que nunca ouviu falar dela ou nem sequer a taxava como esporte, e graças aos direcionamentos da narração, acabam se interessando e se apaixonando pela novidade.

Incluir os esportes eletrônicos nos JUBs é desenvolver o trabalho pioneiro de fazer os outros entenderem o trabalho e a dedicação dos atletas. “É o início de tudo. É  importante quando as pessoas entendem o que é e, com o nosso trabalho, conseguir mostrar pra elas como os eSports funcionam. Aquilo que a gente entende, a gente gosta de trazer para perto de nós”, completa Victor.

Victor, que é experiente nas transmissões de League of Legends, vive nos JUBs a energia de ter um público on-line e um público presencial. A torcida, que empurra as equipes com suas manifestações, também incentiva e faz trocas com os narradores, criando um hall único de emoções e sensações.

Além das emoções, os narradores também tornam-se contadores de histórias onde os protagonistas são os próprios atletas. É na batuta do narrador que os jogadores e suas posições são relacionados, que seus recordes e limites são pautados e comemorados quando superados. No League of Legends, por exemplo, o jogo apresenta uma vasta gama de personagens, que acaba também refletindo a personalidade dos jogadores ao escolherem seus personagens principais.

“A gente vê que ao longo de toda a história do eSports brasileiro, as pessoas se criaram baseados nos personagens e frases icônicas também foram criadas. A partir disso, do que os jogadores fazem com aquele campeão, que eles conseguem crescer e progredir. Então, todo mundo tem o seu main e o seu main que faz o destaque”, pontua Stoker.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS