JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE PERNAMBUCO CHEGAM À 67ª EDIÇÃO

JUPs é realizado pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esporte, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte
(Foto: Marlon Diego/Divulgação)

A 67ª edição dos Jogos Universitários Pernambuco (JUPs) foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento reuniu o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, o executivo de Esportes, Diego Pérez, além de atletas e representantes das instituições de ensino participantes. A competição, apresentada pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esporte (FAPE), foi aprovada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, tendo como patrocinadora a empresa Magnum Companhia de Pneus S.A. Os JUPs têm início no dia 8 de junho, com encerramento marcado para dezembro.

A solenidade foi aberta pelo secretário Fred Amancio, que falou sobre a importância de o Estado incentivar competições com a grandiosidade dos Jogos Universitários. Na ocasião, também foi assinado por ele e pelo presidente da FAPE, José Carlos Lins, o ‘Título de Incentivo’, entregue à empresa patrocinadora dos JUPs.

Ao todo, a competição envolve 20 instituições de Ensino Superior de 11 municípios pernambucanos e cerca de 1.250 universitários/atletas. As disputas acontecem em 20 modalidades, divididas em coletivas, individuais, jogos eletrônicos e jogos de praia. Atualmente, o esporte mais concorrido é o judô, com 80 atletas inscritos.

O certame ainda conta com a categoria jogos eletrônicos, que vêm crescendo a cada ano. Esta é a terceira vez que o League of Legends (LOL) compõe o calendário dos JUPs. Em 2017, estreia do LOL nos Jogos, o time Blackbulls, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi o grande campeão da modalidade nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Vale destacar que o primeiro turno do certame classifica os atletas e equipes para a participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O somatório de pontos dos dois turnos premia a instituição campeã de cada modalidade e o somatório de troféus das diversas modalidades confere o título de Campeão Geral dos JUPs 2019.

O campeonato universitário já têm rendido bons frutos ao Estado. Atleta do futsal, Thaysiane Gomes foi convocada pela primeira vez para compor a Seleção Brasileira Universitária. “Tudo começou através do futsal e dos JUPs. Este é o meu quarto ano e a competição é de extrema importância para que o nosso talento possa ser visto por outras pessoas. Tudo isso que eu estou vivendo é algo que só o esporte poderia me proporcionar”, confessou a jogadora, que viaja junto à seleção para participar do Mundial Universitário, disputado em Nápoles, na Itália, entre os dias 3 e 14 de julho.

Confira todas as modalidades:

Coletivas:
Basquete 3×3 (feminino e masculino)
Basquete (feminino e masculino)
Futebol (feminino e masculino)
Futebol 7 Society (feminino e masculino)
Futsal (feminino e masculino)
Handebol (feminino e masculino)
Vôlei (feminino e masculino)

Individuais:
Atletismo
Badminton
Judô
Karatê
Natação
Taekwondo
Tênis de mesa
Xadrez

Eletrônicos (eSports)
League of Legends (LOL) (misto)
Futebol eletrônico (feminino e masculino)

Praia:
Beach Soccer (feminino e masculino)
Futevôlei (feminino e masculino)
Vôlei de praia (feminino e masculino)

Fonte: folhape.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS