JUBS 2017 E A DIVERSIDADE DE CULTURAS

JUBs 2017 e a diversidade de culturas

Ala armadora da equipe feminina de basquete da UNIP-SP vem de Cuba e traz muita bagagem para esse JUBs

Por Ana Luíza Vargas – Programa Jovens Jornalistas

A cubana Ariadna Felipe integra o time da UNIP-SP no basquete. Foto: Be Nice Films

Ariadna Felipe, 34 anos é a camisa 18 e ala da equipe da UNIP-SP. Cubana, com passagem pela Seleção adulta de basquete feminino, ela veio ao Brasil em 2006 para assistir um Mundial que ocorria na cidade de São Paulo e acabou mudando para o país. “Eu jogava em um clube da França e tinha uma amiga minha, que jogamos juntas pela Seleção Cubana, morando aqui no Brasil, e ela me fez um convite de ficar três meses para jogar um campeonato e isso acabou virando mais de uma década aqui no Brasil”, relata.

Com toda a experiência na vida esportiva, Ariadna deseja terminar o curso de Engenharia da Computação, que está no 5º Período. “Comecei a estudar em Cuba, onde fazia licenciatura em Esporte, e estava ainda no 1º semestre, mas acabei parando. Faculdade mesmo eu estou fazendo aqui no Brasil, mas pelo fato de jogar tanto, e ter trocado de universidade, a final da minha graduação foi sendo retardada. Aos poucos vou indo e uma hora eu consigo”, disse a atleta.

Jogando atualmente no Santo André-SP, Ariadna é veterana de JUBs, já que está em sua terceira edição, tendo participado anteriormente pela UNIP-SP, time em que joga atualmente, e no JUBs 2016 defendeu as cores da UNINASSAU- PE. A ala ainda não sabe o que é sair do JUBs sem título, pois sagrou-se campeã nas duas edições que participou, e vê seu time com grandes chances de levantar o troféu. “Como o treinador nos fala, nosso time tem grandes condições de ganhar esse título. Não será fácil, pois o jogo de hoje já foi um pouco difícil e o de amanhã será mais ainda. Mas acho que se conseguirmos dar o nosso melhor, podemos sair campeãs”, pondera ela.

As meninas da UNIP-SP têm tudo para ter um caminho longo no JUBs 2017. No primeiro jogo, elas venceram a equipe que veio do Rio Grande no Norte, a FMN, por um placar elástico de 73 a 17. Já no segundo, o placar foi um pouco menos elástico, mas ainda ganharam com sobra da equipe da Celso Lisboa-RJ, de 74 a 37, tendo como uma dos destaques do time a própria Ariadna, que terminou o jogo com 13 pontos, três a menos da maior pontuadora do jogo, a também atleta da UNIP-SP, Carina Martins, nº5.

O próximo jogo da UNIP-SP é contra a UNOCHAPECÓ-SC, outra equipe que merece destaque, após ter ganhado as suas duas partidas iniciais do JUBs 2017. O embate está marcado para começar ao 12h, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS