JUBs BSB: modalidade acadêmico reúne artigos científicos sobre esporte

Por João Paulo Biage

A estudante de Relações Internacionais Chayenne Haddad está em seu terceiro Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). No primeiro, Chay, apelido da paulistana de 23 anos, foi atleta de Taekwondo, mas desde 2020 Chay representa a Faculdade São Judas Tadeu na modalidade Acadêmico. 

“Durante a pandemia, eu conheci o Acadêmico. Eu já fazia iniciação científica na faculdade e achei que seria uma boa oportunidade, que iria agregar ao meu currículo. Participei, adorei ano passado, fiz a seletiva este ano de novo e estou aqui. Tô achando tudo incrível!”, afirma Chayenne, que fica mais nervosa sendo avaliada por uma banca de pesquisadoras do que no tatame. “É muito mais fácil chutar pessoas do que apresentar um trabalho acadêmico”, diz, aos risos.

A comissão avaliadora e Vinicius Eduardo (UFU – FUME/MG), medalha de ouro na modalidade. Foto: Lucas Werberich/CBDU

Desde 2016 no calendário dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a modalidade Acadêmico reúne em Brasília 20 alunos atletas. A cada dia, 5 deles apresentam artigos científicos para uma banca de pesquisadoras. Elas avaliam os trabalhos escritos, a apresentação oral e dão nota ao atleta. Os seis primeiros se classificam para a fase final, que foi disputada neste sábado (16).

Segundo Sandro Melo, coordenador da modalidade, a competição é uma forma de dar ênfase à parte acadêmica dos estudantes atletas. “É uma competição sem aspectos físicos envolvidos, então homens e mulheres competem entre si. Aqui, eles são inquiridos pela banca e têm a oportunidade de melhorar seus trabalhos para publicar em revistas acadêmicas”, ressalta.

Comissão avaliadora só de mulheres

Pela primeira vez, a comissão avaliadora é composta apenas por mulheres. “Nós buscamos qualidade na nossa banca. Analisamos os currículos, fizemos a seleção e só depois que decidimos a banca que observamos que só tinha mulheres. Isso só enfatiza a força da mulher”, avalia Sandro.

Uma das professoras responsáveis é a Isabella Ramos, doutora em Educação Física. Ela se diz honrada de poder inspirar jovens pesquisadoras. “Muitas meninas chegam ali e falam ‘olha, você me inspira’. Isso é maravilhoso, porque algumas estão na graduação e ouvir que sua sugestão foi bem recebida, que foi útil para elas é sensacional”, derrete-se.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS