JUBs BSB: Secretaria de Esporte e Lazer do DF fala sobre os preparativos

Se você pensa que só você, atleta, está nos preparativos para o JUBs Brasília 2021, pensou errado.. enquanto você treina daí, a CBDU junto com o Governo do Distrito Federal – representado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), está a todo vapor para a realização do evento! A SEL é responsável por administrar, coordenar e promover o esporte por todo o Distrito Federal, e por isso é parceira fundamental para execução do JUBs. Falamos com a Secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Giselle Ferreira, para saber dos preparativos. Confira:

Registro dos 67 º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Etapa Final, Salvador – Bahia. Foto: Jonne Roriz/Light Press/CBDU

Confederação Brasileira do Desporto Universitário: Estamos a pouco menos de um mês para o JUBs Brasília 2021, como estão os preparativos da Secretaria para o evento? Quantas pessoas envolvidas diretamente?

Giselle: A Secretaria de Esporte e Lazer trabalha em conjunto com outros órgãos, como a Secretaria de Saúde, Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Limpeza Urbana, Comunicação, Turismo, e também com as administrações regionais do DF e Governo Federal. São centenas de pessoas envolvidas em fazer um grande evento esportivo, com excelência nas instalações esportivas, segurança, infraestrutura e organização.

CBDU: Devido a sua magnitude, o JUBs também significa um enorme desafio. Qual foi o maior deles até agora para vocês? E como foi resolvido?

G: Estamos na contagem regressiva para o início do JUBs e na expectativa de entregar o melhor evento possível para nossos universitários. Dentre muitos desafios, sem dúvida o maior deles é o de receber, na nossa cidade, os 4,5 mil participantes, entre atletas, árbitros, voluntários e oficiais de forma segura, para isso cumpriremos todos os protocolos de segurança exigidos. Outro grande desafio é a infraestrutura, adequar as 26 modalidades esportivas e paradesportivas em 9 dias de competição. Além de várias outras metas a serem vencidas, mas, com o nosso time da SEL trabalhando diariamente e cuidando de cada detalhe, tenho certeza que iremos realizar os Jogos Universitários Brasileiros com muito sucesso.

CBDU: Já foram divulgados 15 locais de competição, e alguns outros a serem definidos ainda. Como funciona a logística para escolha desses locais?

G: Cada modalidade exige uma infraestrutura que se adeque às suas necessidades, como o piso, tamanho de quadra, espaços abertos e acessibilidade, entre tantos outros fatores. Sendo assim, a equipe de produção da SEL visitou todos os locais no Distrito Federal para competições e fez o levantamento de cada um e o que melhor oferece. Serão cerca de 25 locais de competição como ginásios, clubes, escolas e universidades.

CBDU: O que os participantes do evento podem esperar encontrar em Brasília? Como a cidade está se preparando de forma geral?

G: Estamos muito confiantes com o trabalho realizado por todo o Governo do Distrito Federal para receber os participantes. Brasília já demonstrou a capacidade de realizar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e diversos campeonatos internacionais. Os visitantes irão encontrar uma cidade e a sua gente muito receptiva, o brasiliense torce e prestigia o esporte e participa ativamente das competições.

CBDU: E as expectativas para receber o maior evento esportivo universitário da América Latina, como estão?

G: Brasília comemorou a escolha da cidade para sediar os jogos. Isso porque as competições vão aquecer o segmento de eventos e várias outras atividades econômicas. Os eventos esportivos são um propulsor do nosso turismo, a previsão de ocupação hoteleira é de 33 mil quartos, na capital federal. Os ganhos com o JUBs irão além do esporte porque, durante 10 dias de realização do evento, serão cerca de R$ 12 milhões injetados na economia local por meio de hotelaria, transporte, alimentação e outros itens. E, acima de tudo, a volta das competições esportivas, com toda a segurança exigida, o retorno da prática esportiva tão importante para população, a melhora da qualidade de vida, da saúde física e mental, afinal esporte é saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS