JUBS GOIÁS CONTARÁ COM PRIMEIRA TURMA DE VOLUNTÁRIOS CAPACITADOS PARA GRANDES EVENTOS

JUBs Goiás contará com primeira turma de voluntários capacitados para grandes eventos

CBDU lança, nesta terça-feira (17), em Goiânia, a Academia CBDU de Voluntários. Cerca de 300 pessoas receberão curso de formação nos moldes da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU)

Por Sérgio Lessa – Ares Comunicação

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) apresentará sua primeira turma de voluntários capacitados para grandes eventos, nesta terça-feira (17), no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia. A entidade criou a Academia CBDU de Voluntários, que forma sua primeira turma  após a capacitação nos moldes da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).

“A CBDU está utilizando o investimento que a FISU fez na capacitação de pessoas do mundo todo para melhorar e aperfeiçoar o departamento de voluntários. É uma ideia global, instituída pela FISU e que a CBDU está seguindo”, salienta o presidente da CBDU, Luciano Cabral. “A partir de agora, passamos a ter, permanentemente, a Academia CBDU de Voluntários. A ideia é formar voluntários ao longo do ano, capacitando-os para que possam, não só trabalhar nos eventos universitários do Brasil e da FISU, mas também servir a todos os eventos esportivos do nosso país”, completa o dirigente, que ministrará a palestra de abertura do evento, na manhã desta terça-feira.

O Departamento de Voluntários da CBDU foi criado há três anos, mas, a partir de agora, passa a capacitar os voluntários usando as ferramentas e conhecimentos adquiridos no Fórum de Voluntários de FISU, realizado em julho, em Kazan, na Rússia. Nesta terça-feira, os voluntários serão preparados para receberem cerca de 7 mil pessoas envolvidas nos jogos, que são a maior competição universitária da América Latina.

Ao todo, serão 300 aprovados, entre mais de mil inscritos, para o Programa de voluntariado do JUBs Goiás, capacitados por meio de palestras e dinâmicas nas áreas técnica, de saúde, transporte, turismo, hospedagem, direito e comunicação.

Fórum de Voluntariado da FISU

Em julho, em Kazan, na Rússia, a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) realizou um programa de liderança em voluntariado, o FISU Volunteers Leaders Academy.

O evento reuniu mais de 100 voluntários, de 91 países. Eles compartilharam práticas relacionadas a projetos de voluntariado para grandes eventos internacionais. O evento contou com aulas, palestras de profissionais experientes em voluntariado em grandes eventos, avaliações, debates e troca de experiências entre os participantes.

A turismóloga pós-graduada em Marketing e Publicidade Paula Leal Vasconcelos representou a CBDU no evento e, hoje, é peça fundamental para a implantação da Academia Brasileira de Voluntários.

“O fórum foi muito bom e me fez enxergar como os voluntários são importantes para qualquer evento, seja esportivo ou não. Nesta terça-feira, vamos promover trabalhos de integração, jogos, brincadeiras e palestras para capacitar os voluntários e mostrar a eles o quão grande é um evento esportivo deste porte”, ressaltou Paula, que tem experiência como coordenadora de voluntariado nos JUBs de 2013 e 2014, além de ter trabalhado na Copa das Confederações (2013), na Copa do Mundo de Futebol (2014), Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio (2016).

Sobre o JUBs 2017
Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

A cerimônia de abertura será na próxima quinta-feira (19), com show da dupla goiana Israel e Rodolffo, a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho.

Assessoria de Imprensa JUBs 2017

Coordenação de imprensa

Danielle Coimbra

61 9-8424-3695

imprensa@cbdu.org.br

Assessoria de imprensa local – Ares Comunicação

34 3216-7881

Fabiana Barcelos: 34 9-8855-7881

Sérgio Lessa: 62 9-9983-8852

Vitor Monteiro: 62 9-9975-5648

NOTÍCIAS RELACIONADAS