JUBs Praia 2022: basquete 3×3

A gente sabe que ainda falta um tempinho até o JUBs Praia.. mas a ansiedade já está enorme!! E a música “pé na areia, água de coco, beira do mar”, não sai da nossa cabeça. Já conseguiu imaginar a cena aí? E para aquecermos os motores, durante as próximas segundas-feiras até a data do evento – 28 de abril falaremos um pouquinho sobre cada modalidade do cronograma esportivo da competição. Começamos hoje com o basquete 3×3. Se liga:

A modalidade surgiu no final dos anos 80, nas ruas de vários países, mas principalmente nos Estados Unidos. E foi lá inclusive que o esporte se popularizou e, com o tempo, começou a se profissionalizar. Atualmente, o basquete 3×3 é considerado o esporte urbano número um do planeta, com uma proposta inovadora, jovem e cativante, que reúne mais de 430 mil participantes em aproximadamente 182 países.

Segundo a Confederação Brasileira de Basquete, a estreia do 3×3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. O primeiro evento com seleções nacionais aconteceu em 2011, com o Mundial Sub-18. Desde 2012, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) organiza a Copa do Mundo 3×3, que é disputada entre as nações, enquanto o Tour Mundial 3×3 é baseado em clubes.

Uma das principais potências do 3×3 é a simplicidade tanto com relação às regras, quanto à infraestrutura necessária, o que possibilita a realização de torneios em locais pouco convencionais, como pontos turísticos, praia e outros. Como o nome mesmo sugere, no 3×3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra (+1 reserva), que jogam em uma área menor do que a metade de uma quadra padrão. E as regras também mudam: enquanto no basquete tradicional uma bola equivale a 3 pontos, no 3×3 vale 2. Vence a equipe que marcar 21 pontos primeiro, ou a que estiver com o maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos. Se o placar estiver empatado após 10 minutos, o jogo vai para a prorrogação com o primeiro time a somar 2 pontos declarado vencedor.

Na edição de 2021 do JUBs Praia a Uninassau de Pernambuco fez bonito e subiu ao lugar mais alto do pódio nas duas categorias; feminino e masculino. Abaixo o pódio completo da modalidade em 2021:

Feminino

1º UNINASSAU – FAPE/PE

2º UNIAMERICA – FPDU/PR

3º UNIATENEU – FUCE/CE

Masculino

1º UNINASSAU – FAPE/PE

2º UNIATENEU – FUCE/CE

3º UNIEVANGÉLICA – FGDU/GO

E em 2022, para quem vai sua torcida?


O JUBs Praia 2022 acontece de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS