JUBs Praia 2022: beach soccer

Contagem regressiva para o JUBs Praia: dois meses! E a pílula esportiva do dia é sobre a modalidade beach soccer, um dos 10 esportes que integram a competição. De acordo com a Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), os primeiros jogos da modalidade foram disputados em 1993, ainda como exibição. Um ano depois, em 1994, a modalidade se expandiu e começou a ser praticada em todo o mundo. Nesse mesmo ano aconteceu no Rio de Janeiro o I Mundialito de Beach Soccer, e jogando em casa, empurrado pelos milhares de torcedores que lotaram as arquibancadas em Copacabana, o time brasileiro venceu a competição, superando a Itália da decisão.

A modalidade recebeu a chancela da Federação Internacional de Futebol (FIFA) no início de 2005, e em maio do mesmo ano, foi realizada a primeira edição da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer. A partir de 2009 a competição passou a ser disputada a cada dois anos, ou seja, apenas nos anos ímpares. Atualmente, aproximadamente 120 países participam de competições do esporte pelo mundo, alguns deles inclusive já na categoria feminina. Entre as grandes potências mundiais estão: Brasil; tetracampeão mundial, Rússia, Portugal e França.

E vamos as regras! No beach soccer jogam 5 atletas em cada lado; 4 na linha e 1 no gol, e o número de substituições é ilimitado, com alterações permitidas durante todo o jogo. Na partida também não há empate. Caso a disputa termine com o placar igual no tempo normal, a definição vai para a prorrogação. Se ainda assim o empate persistir, o jogo vai para os pênaltis; com três cobranças para cada equipe, e em caso de novo empate, chutes alternados.

Se comparado ao futebol de campo, a duração da partida de beach soccer também é diferente: três tempos de 12 minutos, com intervalos de 3 minutos. Cada vez que a bola sai para a lateral, acontece uma falta ou um gol, o cronometro é parado, como no basquete. Também diferente do campo, na areia os atletas expulsos podem ser substituídos, mas só depois de dois minutos, ou se a equipe do jogador expulso sofrer um gol antes desse período.

Por fim, na modalidade jogada na areia, não existe barreira para a cobrança de falta. A bola do beach soccer é mais leve que a do futebol de campo, e só pode ser recuada para o goleiro se o time adversário tiver encostado nela. E na areia as faltas e penalidades devem sempre ser cobradas por quem sofreu a infração, a menos que o jogador tenha se machucado e se ausentado do jogo.

Assim como no basquete 3×3, em 2021 a Uninassau de Pernambuco fez dobradinha e levou o ouro pra casa tanto no masculino como no feminino. Confira abaixo o pódio da modalidade no JUBs Praia 2021:

Feminino

1º UNINASSAU – FAPE/PE

2º UNINASSAU – FPDA/PB

3º MULTIVIX – FUEC/ES

Masculino

1º UNINASSAU – FAPE/PE

2º UNIVERSO – FGDU/GO

3º UNIATENEU – FUCE/CE


O JUBs Praia 2022 acontece de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS