JUBs Praia 2022 colaboram com a valorização cultural de Aracati

Por Kelly Arruda – Assessoria JUBs Praia 2022

Eventos esportivos são capazes de movimentar diversos segmentos nas cidades sedes. Atrações musicais locais, feiras de artesanato, restaurantes típicos da região são alguns dos aspectos que envolvem a cadeia cultural de um destino. Quando são consumidas enquanto atração turística dentro desse movimento, beneficiam a rede hoteleira da cidade devido a alta procura por hospedagem, uma demanda obrigatória desses eventos. 

Uma das consequências positivas dessas movimentações é a valorização do local que está recebendo o evento. Isso quer dizer que a cidade tem, sobretudo, potencial para ser palco de grandes competições, como está acontecendo nos JUBs Praia 2022 em Canoa Quebrada, na cidade de Aracati, no Ceará. Diversidade de hotéis de boa qualidade, restaurantes que atendem vários públicos e gostos, lojas que comercializam produtos interessantes para os turistas e as belezas naturais do litoral – inseridas no turismo de sol e mar, típico do Brasil – confirmam a capacidade da cidade para receber grandes eventos. 

O ponto fundamental de todo esse cenário é o consumo e a divulgação dessas ofertas turísticas. Através dos Jogos Universitários Brasileiros, o intercâmbio entre nativos e visitantes tem fomentado a cultura local.

Antonio se apresenta nos JUBs Praia 2022
Foto: CBDU/ Japa – Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê

Joseni Soares é secretária de cultura e turismo de Aracati. Ela destaca a força dos jogos para a cidade. “Os JUBs virem para Aracati é de extrema importância para o turismo e cultura da nossa cidade. É muito fazer com que os jovens de todas as regiões do país estejam aqui conhecendo nossas praias, nossa receptividade, nossa culinária e tantas outras coisas boas que só Aracati tem”. 

A pausa nas atividades durante o período mais crítico da pandemia afetou setores essenciais do mundo inteiro. O turismo foi um dos campos mais prejudicados, especialmente na área cultural. “Com a COVID-19, os empresários, donos de restaurantes, donos de barracas e ambulantes passaram dois anos sem renda. Ter um evento dessa dimensão na cidade faz com que essas pessoas voltem a ter esperança”, afirma Joseni.

O músico potiguar Antonio Joelson – nome artístico ‘Antonio’ – natural do Rio Grande do Norte, trabalha com o fomento cultural de Aracati. Ao lado do flautista Rafael Pinto, os dois compõem o duo que faz interpretação de músicas, como também autorais. 

Antonio e Rafael também são educadores musicais. Eles estão à frente do projeto SonArt – escola de música que fica no bairro de Várzea da Matriz, em Aracati. “É algo muito importante para nós, como fomentar a participação dos músicos aqui da cidade e dar visibilidade para a nossa categoria. Mostrar o nosso trabalho para o Brasil inteiro é muito bom”, pontua o violinista Antonio. 

“Essa cidade vive do turismo. A música caminha junto do turismo, então além de dar uma visibilidade muito boa para a gente, também tem dado para a cidade”, reitera Rafael. 

O projeto é recente, está de pé há dois anos e é voltado para crianças, adolescentes e idosos dos municípios de Aracati e Icapuí. Ukulele, violão, teclado e canto são algumas das aulas dentro da iniciativa. Todos os instrutores são formados em música ou estão em formação.  A professora, coordenadora  e psicopedagoga do projeto SonArt, Sidivania Oliveira, colabora como assessora do grupo musical quando eles estão no palco. “Nós estamos buscando difundir o nosso trabalho em toda região não só através do ensino, mas também em momentos como esse aqui para promover a cultura e o lazer”, conclui.


Os JUBs Praia 2022 acontecem de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS