JUBs Praia: air badminton e beach wrestling

Até domingo conheceremos as últimas 4 modalidades do JUBs Praia 2021, que compõe o programa esportivo no formato de apresentação: air badminton, beach wrestling, cross training e vôlei 4×4 misto. Modalidades de apresentação são aquelas de fazem sua estreia na competição, e ainda não integram o evento em definitivo; é como se estivessem em teste.

Air Badminton

A modalidade ainda dá seus primeiros passos no esporte mundial; foi lançada em 2019 pela Federação Mundial de Badminton (BWF, na sigla em inglês). O esporte utiliza os mesmos elementos e segue a mesma dinâmica do badminton tradicional, mas é voltado a ambientes externos. Segundo a BWF, o air badminton foi pensado para ser praticado em superfícies duras, como concreto, ou em grama e areia; em parques, jardins, ruas, praias, e diversas áreas de lazer a céu aberto.

O air badminton utiliza as mesmas raquetes do esporte tradicional, mas difere em relação ao tamanho da quadra, que é maior em profundidade e menor em largura em relação a quadra tradicional. O objetivo do jogo é vencer seus adversários no formato melhor de 5 games, que terminam em 11 pontos cada. Assim que os primeiros 6 pontos do game são atingidos, e assim que cada game termina, os jogadores trocam de lado na quadra. Quanto ao número de participantes, o air badminton pode ser jogado em três estilos: simples (um jogador de cada lado), duplas e trios.

No entanto, a maior diferença em relação a modalidade tradicional, está na peteca, que passou a ser feita de náilon e pesar 8 gramas – 3 a mais do que a utilizada no convencional. A mudança permite que aconteça uma maior resistência ao vento. No Brasil, a modalidade é regulada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

Beach Wrestling

Antigamente chamado de luta olímpica, o Wrestling é junto com a maratona, um dos primeiros esportes praticados pela sociedade, e estreou nos Jogos Olímpicos da Era Antiga no ano de 704 a.C. O beach wrestling é a versão de areia da versão tradicional. A disputa acontece em um círculo delimitado na areia, e o objetivo dos atletas é derrubar o adversário ou retirá-lo para fora da área de lutas durante um único round de 3 minutos. Vence aquele que marcar 3 pontos primeiro.

Derrubar o adversário com as costas expostas valem 3 pontos, o que finaliza a luta instantaneamente. Retirar o adversário da área de luta, derrubá-lo sem que as costas sejam expostas, ou fazê-lo se apoiar com os joelhos vale 1 ponto. É permitido encostar as mãos e os joelhos na areia quando em ataque ou defesa de um golpe, porém, não há luta no solo; assim que o atleta toca o solo, os lutadores são solicitados a ficar de pé.

__________________

O JUBs Praia 2021 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES), com apoio local da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. Patrocínio: Kempa, Ícone, Spalding e Monster Energy.

NOTÍCIAS RELACIONADAS