JUDÔ MOVIMENTA ARQUIBANCADA NO PARQUE DO JAPÃO NA FASE FINAL DOS JUBS 2018

Conheça os primeiros medalhistas de ouro na modalidade disputada nesta quarta-feira (7)

Thiago Crepaldi – Programa Jovens Jornalistas

“Não poderiam ter sido escolhido um lugar melhor para acontecer as lutas do Judô”. A frase dita por uma estudante do ensino médio, natural de Maringá (PR), se refere ao Parque do Japão, local que recebeu as competições do judô da 66º edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Rafaela Ramos, 14, era uma das mais de 200 pessoas que acompanharam de perto os melhores judocas do Brasil na tarde desta quarta-feira (7). A Rafaela tem razão, o lugar é encantador, são 100 mil metros quadrados, e a tranquilidade dos seus jardins traduzem muito bem o significado do esporte: caminho suave.

Neste primeiro dia de competição da modalidade, subiram no tatame dos JUBs 53 estudantes-atletas para lutarem nas categorias meio-pesado feminino (-78 kg) e pesado feminino (+78 kg) e masculinas meio-pesado (-100 kg) e pesado (+100 kg). Acompanhando cada detalhe da arquibancada, Rafaela conta que pratica judô há 10 anos e, no ano passado, foi campeã brasileira e sul-americana.

“Poder ver esses atletas de alto rendimento na minha cidade é uma grande oportunidade. É bom ver que estão na universidade e não pararam de treinar”. Quando perguntada se sonha em ser atleta de alto rendimento, Rafaela confessa: “Eu tenho o sonho de fazer Medicina e aqui eu estou vendo que é possível estar competindo nos JUBs daqui a alguns anos”, revela a estudante com brilho nos olhos e sorriso no rosto.

Como Rafaela, outros atletas que participam dos JUBs também tinham o sonho de conciliar o esporte e os estudos. É o caso do grande campeão da categoria pesado dos JUBs 2018, Ruan Isquierdo, representando a faculdade Celso Lisboa (RJ). “Com garra, é possível unir os dois propósitos. Eu tinha vontade de cursar Direito, mas foi na Educação Física que eu me encontrei”, explica o medalhista de bronze na Universíad 2017, que ainda pensa em cursar Fisioterapia.

Completando a sua quarta participação na competição, Isquierdo conta que todos os anos já deixa um espaço especial na mala para colocar as medalhas que levará para casa. E neste ano não será diferente. “Eu gosto muito de competir os JUBs porque são três dias para o peso pesado e posso corrigir os erros durante a competição”, afirma o competidor que ainda disputará a douradinha nas categorias absoluto e por equipe, que acontecem sexta-feira (9) e sábado (10), respectivamente. Fechando o pódio da categoria pesado, o atleta Tiago Palmini (UNISESUMAR-PR) ficou segundo lugar e, em terceiro, Vitor Hugo Tranquillini (UPIS-DF) e João Paulo Gonçalves (UNISUL-SC).

Para o atleta da UNISUL-SC, satisfação maior do que a de subir no pódio foi a de ver a sua namorada Anny Caroline Avelino (UNISUL-SC) conquistar a medalha de ouro na categoria meio-pesado nesta edição dos JUBs. “Eu acompanhei toda a preparação dela e sabia que essa medalha era muito importante pra ela”, conta o judoca que repetiu o feito do ano passado. Anny reconhece o apoio do companheiro. “Este ano não foi muito bom pra mim e, graças ao apoio dele, eu consegui chegar até aqui. Estou muito feliz com esse resultado”.

Quem também vibrou na beira do pódio foi o treinador do casal, Júlio César Araújo. “A sensação é de dever cumprido. A equipe treina, estuda e mora ao redor da universidade, a gente cuida do atleta de forma integral. Então, participar dos JUBs, que reúnem atletas da seleção brasileira, só confirma que estamos fazendo um bom trabalho”, conta emocionado o criador do projeto da UNISUL-SC, que existe desde 2003.

O judô dos JUBs 2018 vai continuar movimentando o Parque do Japão até sábado (10).

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Veja como ficaram os pódios nesta quarta-feira (7):

CATEGORIAS FEMININAS

Meio-pesado (-78 kg)

1º lugar: Anny Caroline Avelino (UNISUL-SC)

2º lugar: Gabrielle de Almeida Gonçalves ( Celso Lisboa-RJ)

3º lugar: Gabriela  Stroppa (UCDB-MS)

3º lugar: Luana do Prado (UNIP-SP)

Pesado (+78 kg)

1º lugar: Sibilla Faccholli (UNI SATANNA-SP)

2º lugar: Istelina Tayrane (UNIT-SE)

3º lugar: Isabele Bispo (ESTACIO/FIB-BA)

3º lugar: Stefanie dos Santos  (Celso Lisboa-RJ)

CATEGORIAS MASCULINAS

Meio-pesado (-100 kg)

1º lugar: Rubens Inocente Filho (UNIP-SP)

2º lugar: Gabriel Gomes (Celso Lisboa-RJ)

3º lugar: Henrique Augusto (UNICESUMAR-PR)

3º lugar: Isaque Vitor Medeiros (UNIPÊ-PB)

Pesado (+100 kg)

1º lugar: Ruan Isquierdo (Celso Lisboa-RJ)

2º lugar: Tiago Silva  (UNICESUMAR-PR)

3º lugar: João Paulo  Gonçalves (UNISUL-SC)

3º lugar: Vitor Hugo Tranquillini (UPIS-DF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS