Mais uma competição dos jogos que marca a história do esporte brasileiro

 

Por Thiago Crepaldi – Programa Jovens Jornalistas

 

O Parque do Japão recebeu as competições do judô durante a 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Maringá. Foram cinco dias com grandes lutas entre os melhores estudantes-atletas do Brasil. Passaram pelo tatame dos JUBs mais de 220 judocas que mostraram muita qualidade técnica, força, habilidade e controle.

 

Neste sábado (10), aconteceu a disputa por equipes, que marcou o último dia de competição, totalizando nove provas. Cada instituição poderia colocar para lutar cinco atletas divididos em cinco pesos diferentes e venceriam as equipes com o maior número de vitórias em cada disputa. Na categoria masculina, tiveram oito equipes (CELSO LISBOA, UNICESUMAR-PR, UNIATENEU-CE, UNIPÊ-PB, UNINASSAU-PE, UEPB-PB, UCDB-MS E UNISUL-SC), enquanto que, na categoria feminina, participaram 10 faculdades (CELSO LISBOA, UNICESUMAR, UNIATENEU-CE, UNINASSAU-PE, UEPB-PB, UCDB-MS, UNIP-SP, UNAMA-PA, UNI SANTANA-SP,  E UNISUL-SC).

 

Os técnicos e atletas tiveram a honra de  ter na premiação o professor Liogi Suzuki, primeiro medalhista vice-campeão undial Universitário do judô em 1968.

 

Uma das judocas premiadas foi a paranaense Aine Schimidt, da UNICESSUMAR-PR, que foi bronze com a sua equipe. A atleta falou da satisfação de contar com o apoio das companheiras. “Eu achei muito bom o nível e o clima da competição. Nossa equipe é muito unida, sabemos que podemos contar uma com as outras. E, na modalidade por equipes, isso é muito mais forte. Nos JUBs, conseguimos conciliar os estudos, esporte e amizade”, aponta a atleta de 22 anos, que está encerrando a sua primeira participação nos JUBs com com três medalhas. Ela já tem seis títulos no brasileiro, quatro Pan-Americanos e, ainda, foi campeã Sul-Americana.

“Mesmo com o cansaço do terceiro dia de competição, eu tive forças para lutar quando eu vi que a minha equipe estava dando o sangue”, diz a judoca que aumentou seu quadro de medalhas com os JUBs (ouro no médio, bronze no absoluto e bronze por equipes). Foto: Catarina Magalhães – Kaizen/CBDU

 

Enquanto Aine comemora sua primeira participação nos JUBs, o veterano, Diego Vieira, de 28 anos, ouro pela UNISUL-SC na modalidade por equipes masculino, faz um balanço do fechamento do seu ciclo nos jogos universitários. “Esta é minha quinta e última participação. Ao longo desses anos, eu conheci muitas pessoas. Além disso, conquistei muitas medalhas. Os JUBs com certeza fazem parte da minha história”, diz o judoca que, assim que se formar em Direito, vai treinar na Itália enquanto cursar mestrado.

 

Ivan Luna, técnico da CELSO-LISBOA-RJ, que recebeu das mãos do sensei Liogi Suzuki o título de campeão geral do judô masculino comentou a conquista. “A equipe é muito boa. O resultado aqui nos JUbs é fruto de um trabalho de equipe e de parceria. Além do treinamento na faculdade, eles participam e têm o acompanhamento do Projeto de Judô Reação, do Clube de Regatas Flamengo e do Jequia Iate Clube. São atletas muito experientes”, considera o treinador, que há seis anos está à frente da equipe e que, com essa vitória, já soma cinco títulos consecutivos.

 

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

 

Confira como ficou o pódio da modalidade por equipes masculino:

1º lugar: UNISUL-SC

2º lugar: UNICESUMAR-PR

3º lugar: CELSO LISBOA-RJ

3º lugar: UCDB-MS

 

Confira como ficou o pódio da modalidade por equipes feminino:

1º lugar: UNIATENEU-CE

2º lugar: CELSO LISBOA-RJ

3º lugar: UNICESUMAR-PR

3º lugar: UNISUL-SC

 

Conhecemos ainda os campeões gerais masculinos e femininos. Veja como ficou a classificação:

CLASSIFICAÇÃO GERAL MASCULINO

1º lugar: CELSO-LISBOA-RJ (27,5 pts)

2º lugar: UNICESUMAR-PR (26,5 pts)

3º lugar: UNISUL-SC (25 pts)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL FEMININO

1º lugar:  CELSO-LISBOA-RJ (22,5 pts)

2º lugar: UNIATENEU-CE (22 pts)

3º lugar: UNICESUMAR-PR (21,5 pts)