LET’S IDUS!

Foto: Digital Produções/CBDU

É hoje! A quarta edição do International Day of University Sport – ou Dia Internacional do Esporte Universitário – é celebrado por todo o mundo nesta sexta-feira (20).

A data foi oficialmente reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e tem como objetivo criar laços entre as universidades e comunidades locais que trabalham com esportes, atividades físicas e vida saudável.

Em 2018, mais de 100 países se uniram para comemorar o IDUS. Em 2019, a expectativa é que esse número cresça ainda mais.

“O objetivo é promover o esporte universitário, ampliando o debate e levando a mensagem da prática esportiva no ambiente do ensino superior para os cinco continentes. E também estimular jovens de todo o mundo para a prática esportiva e ingresso na formação acadêmica”, explica Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

A FISU America aproveitou a data para fazer o Pan Americano Universitário de Futsal em Posadas, na Argentina. A competição, que começa hoje e vai até dia 27, conta com duas equipes representando o Brasil: a Universidade Federal de Goiás e a Unicesumar, do Paraná.

No Brasil, as Federações Estaduais também preparam ações para comemorar o dia. A FUER (Federação Universitário de Esportes de Roraima) criou um desafio: as equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei classificadas para o JUBs Fase Final convidaram equipes de fora para amistosos. A ideia é alcançar cada vez mais estudantes-atletas para o movimento.

Já a FAEP (Federação Acadêmica de Esportes Piauiense) fará um amisto entre a GHC/Uninassau e UniFSA no CT do GHC e a FNDU (Federação Norteriograndense de Desporto Universitário) organizou um desafio universitário de beach hand.

Por último, a FADAP (Federação Acadêmica do Desporto do Amapá) se juntou para fazer festivais de vôlei e handebol no Ginásio da Unifap com sorteios de brindes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS