Maceió 2022: capital alagoana sedia dois mundiais universitários em setembro

Alagoas é famoso por abrigar um dos litorais mais bonitos do Brasil, conhecido também como o caribe brasileiro. E tamanha beleza, aliada à excelentes condições de prática esportiva, conferiram a capital do estado, Maceió, o posto de cidade sede de dois Campeonatos Mundiais Universitários em 2022: o de Vôlei de Praia; de 06 a 10 de setembro, e o de Triathlon; nos dias 09 e 10 de setembro. As competições são organizadas pela CBDU em parceria com a Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU).

Registro do mundial de 2018, em Monique, na Alemanha. Foto: FISU

O Mundial de Triathlon está confirmado no Brasil desde 2020, e a prova será disputada na orla da Praia de Pajuçara, um dos cartões postais da cidade. A disputa será nas categorias feminino, masculino, e também revezamento misto, na distância sprint: 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. De acordo com a normativa da FISU, podem participar estudantes atletas de todo o mundo entre 18 e 25 anos.

Já o Mundial de Vôlei de Praia estava incialmente programado para acontecer em Lake Placid, nos Estados Unidos, mas foi conferido ao Brasil pela FISU. O evento acontece exatamente 10 anos após a cidade de Maceió ter sido sede do mesmo mundial; em 2012. A expectativa, é que os dois eventos totalizem 400 participantes; entre atletas, chefes de delegação, técnicos, árbitros, voluntários e comitê organizador.

– Desde 2008 o Brasil entrou na rota dos mundiais universitários. De lá pra cá, a cada 2 anos (anos pares, anos de mundiais) o Brasil é sede de pelo menos umas das mais de 30 modalidades que a FISU realiza. Esse ano será ainda mais especial pois realizaremos dois mundiais após um período de interrupção causado pela pandemia de Covid. Por outro lado, Maceió tem se apresentado como a capital do Triathlon no Brasil, e os atletas vão encontrar um circuito tecnicamente perfeito e rodeado de inúmeras belezas naturais – destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

NOTÍCIAS RELACIONADAS