Maceió recebe 700 atletas na primeira edição do JUBs Atléticas 2023

Evento pioneiro vem para fortalecer o movimento das atléticas das universidades do Brasil

Por Julia Bittencourt  – Voluntária

Nesta quinta-feira (2), a capital alagoana, Maceió, deu o pontapé inicial da primeira edição dos Jogos Universitários Brasileiros – Atléticas 2023 promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário. A competição busca fortalecer o movimento das atléticas que tem ganhado cada vez mais espaço no esporte universitário.

São cerca de 700 participantes de 53 atléticas, de universidades de todo o Brasil, disputando em 12 modalidades até o dia 5 de novembro.

O evento pioneiro, novidade da CBDU em 2023, vai promover competição entre as atléticas das universidade, a qual cada uma representa uma área de conhecimento – humanas, exatas, por exemplo.

Esta é a primeira vez que Gabriel Rodrigues Viana, de 25 anos, da equipe de futsal da Atlética Cactus, do curso de Educação Física da UNI-RN, participa de um evento realizado pela CBDU. Ele fala com alegria deste momento.

“Estou muito empolgado em participar dessa primeira edição do JUBs Atléticas, uma experiência nova. É algo que vai estruturar muito o esporte no Brasil. Acredito que a partir de hoje vai ser um novo legado para o esporte no Brasil” afirmou o atleta.

O Jubs Atlética já era um projeto antigo da Confederação mas precisou ser adiado devido à pandemia de COVID-19, em 2020. Para o presidente da CBDU, Luciano Cabral, a competição veio para ficar.

“As atléticas são a base da pirâmide do esporte universitário brasileiro. Então, faltava pra a CBDU ter um evento voltado para esses atletas, que não priorizam a performance esportiva mas que o objetivo maior deles é praticar o esporte pelo lazer, pela saúde e claro, também, buscando resultados. E agora a CBDU completa toda a cadeia esportiva com o JUBs Atléticas”, pontuou.

O presidente também falou da expectativa para esta primeira edição do evento. “Esperamos que seja um ambiente de muita alegria e de festa. Estamos oferecendo para as atléticas as melhores condições técnicas e esportivas do padrão CBDU, mas também sem perder a essência dos jogos de Atléticas, para que eles possam se divertir. Um grande passo para nós e, ao final, lançarmos a segunda edição”, concluiu.

As modalidades presentes são xadrez, cheerleading, basquete, futsal, vôlei de praia, vôlei 4×4 misto, beach tennis, cabo de guerra, futebol 7, futvôlei, natação e tênis de mesa. Os jogos estão sendo realizados em cinco polos.

Locais de competição

Arena Lyra Academy – beach tennis, cabo de guerra, futevôlei, vôlei 4x4x misto e vôlei de praia: Rua Celso Piatti, 350 – Jaraguá;
Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão – bateria, cheerleading, futsal e xadrez: Av. Siqueira Campos, 1900, Trapiche da Barra;
Chuts Futebol Clube – futebol 7: Rua Desembargador Valente de Lima, 183, Jatiúca; Escola SESI Cambona – natação: R. Gen. Hermes, 485 – Centro;
Pavilhão do Basquete – basquete: Av. Comendador Leão, 150, Jaraguá.
Jaraguá Tênis Clube – tênis de mesa: Av. Comendador Leão, 322 – Poço.

__________________

Os JUBs Atléticas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Maceió, Governo do Estado de Alagoas e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS