MAIOR MEDALHISTA PARALÍMPICA DO BRASIL COMPETE NO FISU AMERICA GAMES

Um dos grandes nomes presentes no FISU America Games, que está sendo realizado em São Paulo, é o da paratleta Adria dos Santos, a maior medalhista paralímpica do Brasil. Ela voltou a competir esse ano, depois de ter encerrado sua carreira como velocista em 2013, quando competia os 100, 200 e 400 metros rasos.

Adria na prova lançamento de disco Foto: CBDU/Kaizen Filmes

Ao todo são seis paralimpíadas e 13 medalhas paralímpicas. Em 2017 ela realizou um sonho: começou a cursar educação física. Foi daí que surgiu a oportunidade de participar do FISU America Games, o primeiro panamericano universitário da história. “Depois que encerrei carreira, estava só fazendo corrida de rua para manter o físico. Resolvi participar do regional em Santa Catarina e isso me motivou a voltar a treinar, e nessa competição consegui a vaga para estar aqui”, conta a paratleta, que perdeu totalmente a visão em 1994.

Antes das provas dessa tarde, ela contou ainda que teve que diminuir o peso, mas em maio já conquistou o ritmo certo. “Infelizmente tive um acidente no olho e tive que fazer cirurgia e fiquei um mês parada. Voltei aos treinos há poucos dias. Essa competição talvez não será como eu quero, porque perdi no treino de resistência (devido a cicatrização da cirurgia). Resolvemos focar nos treinos de força e resistência para competir aqui. Farei meu melhor”, finaliza Adria.

A paratleta  cumpriu sua fala e saiu do FISU America Games com duas medalhas de ouro. Após subir ao pódio pelas categorias lançamento de disco e 1500 metros, Adria revelou que se sente muito feliz por estar novamente em contato com outros atletas em uma competição, pois o esporte sempre fará parte da sua vida.

Conheça os números da paratleta Adria Santos:

  • Maior medalhista Paralímpica mulher do Brasil
  • Representou o Brasil durante 27 anos
  • 06 Jogos Paralímpicos
  • 13 medalhas Paralímpicas
  • 76 medalhas Internacionais
  • 583 medalhas Nacionais

Para conferir os demais resultados do dia, acesse o boletim da competição através desse link. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS