Marcos Sérgio: exemplo que superou o medo e conquistou 7 medalhas nos JUBs
Marcos Sérgio de França tem apenas 18 anos, mas já carrega um currículo de gente grande. Nos JUBs Atléticas, realizados em Goiânia, faturou sete medalhas na natação: ouro nos 50 metros borboleta, 100 metros livre, 200 metros medley, revezamento 4x100 medley e 4x100 livre, além de uma prata nos 100 metros borboleta. Ele deixa então sua marca na história dos Jogos.
Ele integra a equipe da Tormenta-MT e conta que sua história com a piscina é marcada pela superação. “Eu tinha muito medo de água. Quando era mais novo, meus pais iam ao balneário da minha tia, e eu sempre morria de medo de entrar na piscina natural. Ficava agarrado neles, sem coragem de me soltar e ficar sozinho na água. A partir daí, me colocaram na natação para superar esse medo”, relata.
Essa foi, sem dúvidas, a melhor escolha que seus pais poderiam ter feito. Aos 8 anos, Marcos ingressou na natação e, aos 9, já participava da sua primeira competição. Desde então, coleciona participações em eventos como o Campeonato Mato-Grossense, os Jogos Estudantis Brasileiros e o tradicional Mococa, da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), além de convocações para representar a seleção do seu estado.
“Tudo que tenho hoje devo à natação e ao Senhor”, afirma o recordista de medalhas desta edição dos JUBs Atléticas. O campeão também destaca a importância do apoio da família. “Sem eles, nada disso seria possível. Eles são realmente o meu porto seguro.”
Marcos Sérgio é mais que um simples atleta. É um símbolo de superação, alguém que hoje domina com maestria aquilo que um dia o paralisou: o medo. O jovem nadador é motivo de celebração não apenas pelas conquistas esportivas, mas também pela coragem de enfrentar seus próprios monstros.