Logo
NOTÍCIAS

Maria Clara Pacheco: primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Grand Prix de Taekwondo irá estrear pelo Time UBrasil

Estudante de Ciências Contábeis e atleta da Seleção Brasileira,ela estará nos Jogos Mundiais Universitários 2025, na Alemanha.

Por CBDU

08 de jul., 2025 às 11:37 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

foto de arquivo pessoal enviado pela atleta

foto de arquivo pessoal enviado pela atleta

 

Com apenas 22 anos, a atleta Maria Clara Lima Pacheco já conquistou feitos inéditos para o esporte brasileiro. Nascida em Santos (SP) e atualmente morando e estudando em São Caetano do Sul, onde cursa Ciências Contábeis na UNIP, Maria Clara é titular da Seleção Brasileira de Taekwondo e agora também veste as cores do Time UBrasil rumo ao Mundial Universitário na Alemanha.

Sua trajetória no esporte começou em 2014, aos 11 anos, por meio de um projeto social. Desde então, a dedicação e o talento foram abrindo caminho para uma carreira marcada por conquistas de peso: bronze no Campeonato Mundial Cadete em 2017, campeã pan-americana júnior em 2019, bronze no Mundial Adulto de 2023, prata nos Jogos Pan-Americanos do mesmo ano e duas medalhas de ouro na Copa do Mundo por Equipes (2023 e 2024). Em 2024, participou dos Jogos Olímpicos de Paris e, mais recentemente, escreveu seu nome na história como a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Grand Prix de Taekwondo, em Charlotte (EUA), vencendo a chinesa Luo Zongshi — a mesma adversária enfrentada na Olimpíada.

Agora, a atleta vive a expectativa da sua estreia internacional pelo esporte universitário. Campeã dos JUBs Seletivas 2025 na categoria até 57kg, ela embarca com o Time UBrasil para o FISU World University Games, que acontece de 16 a 27 de julho, na Alemanha, reunindo mais de 8 mil atletas de 150 países.

“Sempre ouvi falar sobre como esse evento é grandioso e inesquecível. Estou ansiosa para viver essa experiência, representar bem o Brasil e, quem sabe, trazer mais uma medalha de ouro para casa.”

Mesmo com a rotina puxada de treinos e viagens, Maria Clara reforça a importância da educação em sua trajetória. Conciliando os estudos com o alto rendimento, ela acredita que essa formação é essencial para um futuro sólido dentro e fora das quadras.

“Embora seja um pouco difícil conciliar os dois, entendo que a educação é indispensável. Pensar no futuro é tão importante quanto o presente.”

Para ela, um dos momentos mais marcantes da carreira foi a medalha no Mundial Adulto de 2023, que consolidou sua presença entre as melhores do mundo:

“Ali eu tive a certeza de que estava no caminho certo.”

Maria Clara também revela um pouco de seus hábitos antes de entrar no tatame: gosta de mentalizar os combates, escutar música e anotar seus objetivos com clareza. "Acredito muito na força da mente e no poder da atração", afirma.

A jovem atleta é hoje um dos maiores nomes da nova geração do taekwondo brasileiro e promete deixar sua marca também no esporte universitário. Com determinação, foco e orgulho de representar o Brasil, ela segue conquistando espaço e medalhas onde quer que vá.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS