MEDALHISTAS DO WUC CHESS VÃO REPRESENTAR O BRASIL NAS OLIMPÍADAS DE XADREZ

Por Clara Aguiar

Kathiê Librelato e Julia Alboredo embarcam ainda nessa semana para o campeonato mundial na Georgia

Ao final de nove longas rodadas do mundial universitário de xadrez, que aconteceu em Aracaju, entre os dias 12 e 18 de setembro, duas brasileiras se destacaram. Julia Alboredo, que conseguiu crescer na competição, conquistando significantes resultados e finalizando em quarto lugar do naipe feminino, e Kathiê Librelato, agora vice campeã mundial universitária.

Juntas, as duas somaram pontos que ajudaram o Brasil a conquistar um inédito terceiro lugar na classificação por times do WUC Chess. Após as emoções do mundial universitário, as brasileiras se preparam para um novo desafio: representar o Brasil nas Olimpíadas de Xadrez, competição que reúne enxadristas de mais de 160 países.

Elas embarcaram para a Georgia, local da disputa, apenas dois dias depois de finalizar o WUC Chess. Segundo Julia, elas estão preparadas para a maratona:  “A cada dia a gente ganha mais experiência. Nós criamos um projeto que se chama “Damas em Ação”. Através dele viajamos pra Espanha, treinamos com mestre internacional e participamos de 3 torneios de lá. Acredito que por isso chegamos com mais bagagem e mais fortes para o mundial universitário e esperamos estar fortes para a olimpíada também” finaliza Julia.

O projeto das universitárias tem como objetivo melhorar o xadrez feminino e aumentar a visibilidade do esporte no país. O que parece ter começado com bastante sucesso: as medalhas de Kathiê no feminino e de Julia no ranking geral do WUC Chess foram as primeiras da história do Brasil em mundiais universitários de Xadrez.

NOTÍCIAS RELACIONADAS