Melhor jogadora do mundo de futsal, Amandinha disputa seu terceiro JUBs

Por João Paulo Biage

Sete vezes melhor do mundo, campeã brasileira, continental e mundial. Esse é o currículo de Amanda Lyssa, conhecida popularmente por Amandinha. A jovem de 26 anos abriu espaço na sua rotina de jogos e treinos pelas Leoas da Serra para disputar o seu terceiro Jogos Universitários Brasileiros Universitários (JUBs).

Amandinha também disputou, de 2015 a 2018, a Liga de Desporto Universitário, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). “Uma das principais coisas que a gente ganha na nossa modalidade de estar realizando o nosso sonho jogando futsal é o fato de faculdades nos apoiarem, dar o nosso estudo e uma segurança para o nosso futuro além do esporte”, destacou Amandinha.

Foto: Redegol Esportes/reprodução

Atleta da UNIPLAC-SC, Amandinha viajou 31 horas de carro para chegar ao JUBs, o que mostra o apreço da atleta pela competição. “A CBDU é incrível com a realização do JUBs. A forma que é feito, o apoio que é dado, principalmente por apoiar todas as modalidades. É muito importante para todos se sentirem valorizados. O JUBs, em si, mostra para todos os atletas que você tem a oportunidade de chegar lá, tendo equipes com alto e baixo investimento no mesmo lugar”, elogiou a atleta

O futsal feminino é uma modalidade que busca mais visibilidade no cenário mundial. Amandinha, inclusive, é uma das incentivadoras da criação de um mundial para seleções. Na opinião da cearense, o JUBs alavanca o crescimento da modalidade. “O JUBs, com certeza, aumenta a visibilidade do futsal feminino pois une as melhores equipes do país que competem em altíssimo nível. Isso é muito importante através das transmissões. Isso faz com que a modalidade cresça bastante”, ressaltou.

Amandinha diz ter noção que é inspiração para outros atletas e dá muito crédito desse reconhecimento para as transmissões feitas em 2019. “Esse ano foi totalmente diferente das outras vezes que disputei. A cada dois passos, sempre tinha uma atleta pedindo para tirar foto.Ver que outros atletas que batalham pelos seus sonhos se inspiram em mim, não tem preço”.

Enquanto assistia a um jogo de handebol da equipe do seu estado, Amandinha recomendou a experiência para todos os atletas universitários. “Aproveitem o máximo a oportunidade de disputar essa competição maravilhosa. Eu sempre falo para outros atletas: Se tiver oportunidade para estar no JUBs, lute, porque é algo muito diferente. Tem que aproveitar essa vivência porque ela se torna eterna”, finalizou a melhor do mundo.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS