MUNDIAIS EM 2022 E 2024 PASSARÃO POR QUATRO CONTINENTES; BRASIL RECEBE TRIATLO

Foto: Divulgação/CVC

Nos próximos anos, os Campeonatos e Copas Universitários passarão pelos quatro cantos do mundo. Alguns países serão sede de competições internacionais universitárias pela primeira vez, outros, como o Brasil, já fazem parte do circuito.

Em 2022, receberá o Campeonato Mundial Universitário de Triatlo. a cidade escolhida foi Maceió, devido ao sucesso de outros eventos como o Mundial de Vôlei de Praia em 2012 e o Pan Americano de Basquete 3×3 em 2019.

“Durante o Pan Americano de 3×3 estava acontecendo o Iron Man em Maceió. Uma prova internacional, de impacto. Então, na nossa proposta de candidatura propusemos fazer o triatlo na mesma semana do Iron Man, utilizando o mesmo espaço. A Prefeitura de Maceió patrocinará os dois eventos”, explica Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Ao redor do mundo

O primeiro Campeonato Universitário Mundial de Esportes de Combate será realizado em 2022 na cidade russa de Ekaterinburg, que também é sede da Universíade de Verão 2023. Ekaterinburg foi uma das quase 40 cidades em todo o mundo que receberam o direito de sediar um Campeonato Universitário Mundial da FISU nos anos 2022 e 2024.

“Pela primeira vez, a FISU adotou um sistema de dupla atribuição por duas temporadas nos Campeonatos Universitários Mundiais e nas Copas do Mundo Universitárias, e foi um grande sucesso”, disse Marian Dymalski, Presidente do Comitê Técnico Internacional da FISU. “Agora que anunciamos as atribuições, podemos garantir que fornecemos o melhor suporte possível às cidades-sede para a realização de eventos de classe mundial”.

Foto: FISU

Lake Placid, nos EUA, que está programado para sediar a Universíade  de Inverno 2023, receberá  dois Campeonatos em 2022; a cidade sediará o popular evento de vôlei de praia e patinação de velocidade no gelo. Antes de sediar o maior evento esportivo de inverno para atletas universitários, Lake Placid está buscando aperfeiçoar os preparativos para 2023, realizando esses dois campeonatos como eventos de teste.

Entre outras atribuições notávei está, pela primeira vez, a Costa Rica., que receberá o Campeonato Mundial de Ciclismo Universitário em 2024, na província de Cartago (Cartago), além de Nova Délhi, Índia, que sediará o Campeonato Mundial de Tiro Esportivo da Universidade em 2024 .

A equipe de avaliação da FISU, composta por Marian Dymalski e o vice-presidente Fernando Parente, além da equipe do departamento de Esportes da FISU, ficou muito satisfeita com o calibre das propostas apresentadas a eles no início de outubro deste ano.

“Tivemos uma excelente representação geográfica nas propostas apresentadas”, disse Fernando Parente. “E os lances bem-sucedidos foram muito fortes em termos de qualidade, experiência e entendimento técnico”.

O Mundial de Esportes de Combate em Ekaterinburg será o primeiro deste tipo, com torneios simultâneos de boxe, karatê, muaythai, sambo, luta livre e Wushu. Bridge e Xadrez já foram agrupados como um Campeonato Mundial de Esportes Mentais para 2020 e serão hospedados em 2022 e 2024 por Antuérpia, Bélgica e Kampala, Uganda, respectivamente.

Foto: FISU

“O Campeonato Universitário Mundial é a principal plataforma da FISU para inovação, crescimento e inclusão de esportes mais novos”, disse o Secretário Geral e CEO da FISU, Eric Saintrond.

“O programa inclui os tradicionalmente esportes populares como remo e handebol, mas também esportes que estão crescendo rapidamente em popularidade como vôlei de praia e esqui aquático e wakeboard”.

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da Universidade já foi realizado anteriormente no Programa de Esportes da FISU, mas um Campeonato combinado de Esportes Aquáticos e Wakeboard será realizado pela primeira vez em 2022 em Minsk, Bielorrússia.

*Com informações da assessoria de imprensa da FISU

NOTÍCIAS RELACIONADAS