Jogos acontecem de 2 a 8 de setembro na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro
*Por Isabela Souza
A cerimônia de abertura do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Praia aconteceu nesta segunda-feira, 2, na Praia de Botafogo. Representantes dos 34 países participantes estiveram presentes na solenidade.
O evento teve início com o desfile das delegações e foi marcado pela apresentação da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que trouxe o calor e o ritmo brasileiro para as diversas culturas presentes.
Autoridades desportivas também estiveram presentes para dar as boas-vindas aos participantes. O membro do Comitê Executivo da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário), Ali Massari Al Dhaheri, desejou um evento seguro: “Aproveitem a chance de mostrar suas habilidades, conhecer uns aos outros e ganhar uma experiência valiosa. Desejo a todos o melhor.”
O Presidente do Comitê Organizador e Primeiro Vice-Presidente da FISU, Luciano Cabral, destacou a realização inédita do evento: “Estamos felizes em receber participantes de quatro continentes para vivenciar este evento histórico, em frente a dois cartões postais do Brasil: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.”
Os países participantes da competição, além do Brasil, são: Argentina, Alemanha, Austrália, Arábia Saudita, Áustria, Bahamas, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Estados Unidos, Eslovênia, Eslováquia, El Salvador, França, Grã-Bretanha, Hong Kong-China, Índia, Japão, Kosovo, Lituânia, Nova Zelândia, Omã, Peru, Polônia, Portugal, Porto Rico, República Tcheca, Sérvia, Suíça e Uruguai.
A alegria e a energia dos atletas encerraram a cerimônia com chave de ouro. Durante a apresentação da Mocidade, a delegação brasileira se reuniu para dançar um bom samba, contagiando participantes das outras delegações e mostrando que o esporte e a energia do Brasil geram unidade entre as nações.
“Estou muito contente por poder participar destes jogos, representar minha universidade e meu país. Conhecer o Brasil é muito bom, especialmente o Rio, que eu nunca tinha visitado. Ver todo esse ambiente e o povo brasileiro, que é muito acolhedor, me faz sentir em casa,” contou Hugo Campos, atleta de beach volleyball de Portugal.
“Essa cerimônia de abertura foi um reflexo do povo brasileiro e do Brasil,” complementa.
O atleta Kan Sze Hang, do beach volleyball de Hong Kong-China, levou mais de 22 horas para chegar ao Brasil e expressou sua felicidade em ver a diversidade presente nos Jogos Mundiais no Rio.
“É muito bom termos uma praia e tantos países reunidos. É um ótimo momento para jogarmos juntos e fazer novos amigos,” disse o atleta, que também elogiou a abertura: “Foi um bom momento para compartilharmos experiências e nos sentirmos livres com o samba. Foi muito bom!”
Os confrontos começam a partir desta terça-feira, 3, com as modalidades beach hand, beach soccer e beach volley, na Praia de Botafogo, a partir das 9 horas. Você pode acompanhar a transmissão pela FISU TV e pelo YouTube da CBDU.
FISU World University Beach Sports é uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário – FISU, com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. Apoio: Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro. Patrocínio: Tropical Brasil, Arcor, Baly.