MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DE XADREZ É OFICIALMENTE ABERTO EM SERGIPE
Após a execução do hino brasileiro, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, Antonio Hora Filho, secretário de estado do esporte, lazer e juventude e Anthony Davis, responsável pela CISCA fizeram seus discursos de boas vindas e agradecimentos. Anthony fez questão de pontuar a importância do xadrez no cenário universitário e elogiou os valores que todos enxadrista deve desenvolver com a prática do esporte, como paciência e responsabilidade, ele finalizou desejando que “todos os atletas aproveitem a cidade de Aracaju, façam muitos amigos e representem e orgulhem seus países”.
Ricardo Japiassu foi o responsável pelo juramento do atleta, que incluía o compromisso com esporte sem doping e sem drogas, com espírito de amizade, fair play e conduta esportiva. Prezando assim, pela honra de seus países, de suas universidades e pelo progresso do esporte. No juramento dos árbitros, a promessa foi de imparcialidade e respeito ás regras da competição, com verdadeiro espírito de esportividade. O grupo local Xamego Bom encerrou a cerimônia, com clássicos da música nordestina como “Asa Branca” e “Esperando na Janela”.
O Campeonato Mundial Universitário de Chess – Aracaju 2018 é uma realização da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Atlética de Esportes de Sergipe (FAES). Com patrocínio Correios e Quiaodan e apoio da SuperBolla, Gympass, Governo do Estado de Sergipe e Prefeitura Municipal de Aracaju.