NADADORA VIVIANE JUNGBLUT QUEBRA O RECORDE BRASILEIRO NOS 1.500M LIVRE

Nadadora Viviane Jungblut quebra o recorde brasileiro nos 1.500m livre

Marca anterior era da nadadora Joanna Maranhão, também atleta que passou pelo esporte universitário

Por Danielle Coimbra

Viviane Jungblut quebra o recorde brasileiro nos 1.500m livre. Foto: Fellipe Chargel/CBDU/Be Nice Films

A nadadora Viviane Eichelberger Jungblut, estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), quebrou nesta quarta-feira, 23, em Taipei, durante a Universíade de Verão, o recorde brasileiro nos 1.500m livre. Com tempo de 16:22.41, Viviane passa à frente de Joanna Maranhão, detentora até então do recorde na prova, com 16:26.63.

Para a atleta, o resultado foi mais que o esperado. “Estou bem feliz, fazia tempo que eu não nadava prova de piscina, estou satisfeita com o resultado, foi muito positivo”.

Na prova de hoje, o pódio foi ocupado pelas nadadoras Simona Quadarella, da Itália, Sarah Koehler, da Alemanhã, e Hannah Moore, dos Estados Unidos. Viviane ficou em oitavo.

Resultados da noite

O nadador Leonardo de Deus, que fez a final dos 100m borboleta, finalizou em quarto lugar, com tempo de 1:56.29. Nao Horomura, do Japão, Daiya Seto, também do Japão, e Bence Biczo, da Hugria, ocuparam o pódio.

Na prova masculina dos 100m livre, Gabriel da Silva Santos e Pedro Henrique Spajari classificaram-se para a final, que acontece amanhã, a partir das 19h. Gabriel fez o tempo de 48.71 e Pedro Henrique terminou a prova com 49.09.

Nos 100m borboleta feminino, Daiene Marçal classificou-se para a final, com tempo de 59.04. A prova será realizada amanhã, a partir das 19h. Daynara Lopes Ferreira também competiu nos 100m borboleta, com tempo final de 59.66, insuficiente para a classificação.

No revezamento 4x200m feminino, Maria Paula Mangabeira, Larissa Martins, Manuella Lyrio e Viviane Jungblut finalizaram em oitavo lugar, com tempo de 8:05.37. “Conseguimos baixar bastante o tempo que fizemos pela manhã, Já sabíamos que a briga pela medalha seria difícil, mas a gente acreditou até o final, e isso é o importante”, pontuou Larissa.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br

Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/

NOTÍCIAS RELACIONADAS