Nota oficial sobre a realização do Troféu Adhemar Ferreira da Silva

Por meio da Nota Oficial nº 007/2022, a CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário comunica que a competição Troféu Adhemar Ferreira da Silva; organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), não faz parte do calendário da CBDU ou tem qualquer vínculo com o sistema do desporto universitário brasileiro e, portanto, não faz parte da contagem de pontos para o ranking anual das Federações Universitárias Estaduais (FUEs), das Instituições de Ensino Superior (IES), dos atletas ou seletivas para seus eventos.

A razão da decisão se dá após recente acordo de cooperação firmado entre as entidades – CBDU e CBAt, que visa desenvolver e aperfeiçoar ações de interesse convergente entre os programas e projetos desportivos do Atletismo com alunos/atletas universitários, e com a finalidade de elevar o nível de capacitação de atletas universitários.

A retomada do Troféu Adhemar Ferreira da Silva era um dos destaques dessa cooperação entre as Confederações. Porém, após divulgação oficial do evento pela CBAt, constatou-se que a referida competição terá como patrocinador master as Loterias Caixas, fato que conflita com uma negociação em andamento por parte da CBDU com outra instituição do mesmo segmento; motivador da nota Nota Oficial nº 007/2022.

Ademais, é importante destacar que permanece o interesse da CBDU no desenvolvimento de ações esportivas no âmbito dos programas, projetos e competições do atletismo universitário brasileiro, nada impedindo, certamente, que as Confederações possam entrar em acordo sem prejuízo às partes envolvidas e, principalmente, ao atletismo universitário brasileiro.

Acesse a nota completa clicando AQUI.