PAIXÃO PELO ESPORTE UNE MÃE E FILHO NO JUBS

Paixão pelo esporte une mãe e filho no JUBs

Torcedora símbolo da FSBA-BA, Sílvia Viana acompanha das arquibancadas os jogos da equipe baiana na chave masculina do Futsal nos Jogos Universitários Brasileiros

Por Vitor Costa- Programa Jovens Jornalistas

Mãe do ala Felipe Duarte, Silvia sempre viaja para acompanhar as partidas da equipe nas competições. Foto: Vitor Costa

Na partida entre FSBA-BA x Unochapecó-SC, válida pela segunda rodada da chave masculina do Futsal na tarde desta quarta-feira (25), no Ginásio Goiânia Arena, uma torcedora especial da equipe soteropolitana chamou a atenção: era a baiana Silvia Viana, que acompanhava atentamente os lances do time baiano.

Considerada a mãezona dos atletas, a baiana, que é natural de Salvador-BA, sempre está presente nas viagens do time pelas competições no nordeste e pelo país afora, incentivando seu filho, o ala Felipe Duarte, titular da equipe rubro-negra. “Não venho como mãe babá, mas sim como espectadora”, afirmou a mãe do atleta, em tom de brincadeira.

Nas horas de lazer, ela sempre gosta de assistir pela televisão os jogos da Liga de Futsal ao lado do jogador. “Gosto muito de assistir aos jogos das equipes do Carlos Barbosa-RS e do Jaraguá-SC”, listou a mãe-torcedora.

Ela conta que o filho sempre demonstrou aptidão pelo esporte, mas diz que ela viu Felipe despontar no futsal há alguns anos, através da influência do técnico Miltinho, na época treinador da equipe na instituição. “A paixão dele aflorou pelo futsal graças à influência do Miltinho, que era técnico da equipe lá na FSBA”.

Com relação à estrutura de treinamento da equipe, Viana conta que o time treina na quadra da Faculdade Social da Bahia, porém, a maior dificuldade, segundo a torcedora, é sobre a ausência da cultura do futsal na região Nordeste. “Como a mídia não divulga, as equipes têm dificuldade de jogar a modalidade na região’’, ressaltou Silvia.

O amor por sua cria é tão grande que mesmo com uma tala em uma das pernas, em razão de um incidente doméstico, a torcedora conta a sua satisfação de poder prestigiar o rebento no JUBs. “A participação dele no JUBs é uma forma de obter reconhecimento para agregar ao seu currículo profissional”, enfatizou Viana.

Felipe, que cursa o último período da Faculdade de Educação Física, é professor de uma escolinha de futsal na capital baiana, que promove a inclusão de crianças com algum tipo de deficiência, como síndrome de Down e o autismo, dentro do esporte.

O confronto entre Unochapecó-SC e FSBA terminou empatado em 0 x 0, e a equipe baiana somou o seu primeiro ponto no torneio, após a derrota em sua estreia na terça-feira (24) por 5 x  2 contra a Unip-SP.

NOTÍCIAS RELACIONADAS