Presidente da delegação Cearense celebra início do JUBs Praia em Canoa Quebrada: ‘Verão o ano todo’

Por João Ricardo Camilo – Assessoria JUBs Praia 2022

O ano era 1972. O Ceará recebia pela primeira vez uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs. Naquela época, as disputas eram entre seleções estaduais e atletas do Brasil todo desembarcaram em Fortaleza para competir em diversas modalidades.

Exatos 50 anos depois, o estado volta a ser palco de uma das maiores competições esportivas do país, dessa vez, em um dos cenários mais paradisíacos do Ceará: a Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, a 163 km da capital. 

Nas areias do litoral cearense, quase mil atletas vão em busca da medalha em 10 modalidades esportivas. “Aracati tem tudo a ver com o público jovem, tanto que o público deste ano duplicou comparado ao JUBs Praia do ano passado. A cidade tem abraçado o evento e está se renovando para os jogos”, conta Edson Bolivar, presidente da Federação Universitária Cearense de Esporte (FUCE).

Foto: CBDU/Lucas Costa/Arthur Santos/Lia Mesquita/Collab Clichê

Em casa, o Ceará chega ao JUBs Praia 2022 com a maior delegação, e a responsabilidade de representar o estado também nas quadras. No ano passado, a Federação subiu ao pódio da competição em pelo menos três modalidades e é a atual campeã do Troféu Eficiência, que reconhece as melhores classificadas nas competições promovidas pela CBDU ao longo do ano. 

Em algumas modalidades, o JUBs Praia será seletiva para competições nacionais e internacionais, por isso, o nível das disputas deve ser alto. Bolivar conta que além do foco na competição, a dica para os atletas é aproveitar um dos cenários mais bonitos do Brasil:

“As falésias são uma das belezas naturais daqui, minha dica é vivenciar ao máximo a natureza. São cenários incríveis. Aproveitem ao máximo Aracati e Canoa Quebrada”, finaliza o dirigente que está há 26 anos como membro da delegação. 

Cerimônia de Abertura

Os jogos já começaram na manhã desta sexta-feira (29). Entram na quadra os atletas do Beach Hand, Beach Soccer, Vôlei de Praia e Vôlei 4×4 misto para as fases

classificatórias. À noite, a concentração é na Praça Maria Alice da Silva, a Praça da “Broadway”, para a Cerimônia de Abertura.

O evento que contará com o desfile das delegações e apresentações de artistas locais começa às 20h e terá entrada gratuita. 


O JUBs Praia 2022 acontece de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.

NOTÍCIAS RELACIONADAS