PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÕES NO WUC CHESS: ENTENDA O MODELO SUÍÇO

As rodadas tiveram início ás 9hs da manhã, com 25 partidas por turno

Dia de estratégia e muita concentração para os universitários que participam do WUC Chess, sediado em Aracaju. A competição começou para valer nessa quinta-feira, dia 13 de setembro, quando foram disputadas as primeiras rodadas do mundial. Foram dois turnos de duelos, um começando ás 9hs da manhã e o outro 16hs. Em cada turno, 25 partidas aconteceram simultaneamente no salão Rio São Francisco do Hotel Praia.

Os 48 atletas dos 13 países participantes brigam pelo título de melhores enxadristas universitários do mundo, utilizando o modelo suíço de competição. Esse modelo, considerado como o mais justo pelos amantes do esporte, é também o mesmo usado pela Federação Internacional de Xadrez, a FIDE. De acordo com o modelo suíço, é realizado um sorteio no começo da competição para definir os combates da primeira rodada.

Após a realização da primeira rodada, as seguintes são decididas de acordo com a pontuação de cada atleta. Participantes com pontuações iguais são emparceirados para duelar. Caso não seja possível emparceirar participantes com o mesmo número de pontos, o confronto será com o concorrente com pontuação mais próxima possível. Isso evita partidas com grandes disparidades e tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de eliminar participantes.

O modelo também permite que um ranking da competição seja feito a cada final de rodada, no caso do WUC Chess, esse ranking será divulgado todos os dias no boletim da competição.

Ainda por dentro do modelo suíço, é usual que os enxadristas com as maiores pontuações joguem nas primeiras mesas. Essa é uma informação conhecida pelos amantes do esporte, a novidade fica por conta da digitalização das jogadas, presente no WUC Chess. Através de um programa com tabuleiros digitais das mesas, é feita uma transmissão em tempo real dos movimentos realizados. Essa tecnologia permite que pessoas do mundo inteiro acompanhem as exatas jogadas realizadas pelos universitários que estão competindo nas mesas transmitidas no sistema. A transmissão está disponível no link a seguir: MESA 1.  Amanhã, dia 14 de setembro, as partidas se iniciam no mesmo horário, ás 9hs da manhã, com a segunda rodada feita a partir das 16hs.

NOTÍCIAS RELACIONADAS