Programa permite que atletas do alto rendimento ingressem em uma universidade pública; conheça o PIARES

Com proposta pioneira no Brasil, edital do programa deve ser lançado em janeiro de 2024

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem um novo sistema de ingresso. Além do vestibular tradicional, no próximo semestre, os esportistas terão a oportunidade de se tornarem alunos de uma universidade pública por meio do Programa de Ingresso de Atletas de Rendimento ao Ensino Superior (Piares).

O programa é uma política pública que funciona como uma espécie de cotas para atletas. No edital que será lançado em janeiro de 2024, 50% da nota para quem concorrer ao Piares será pelo nível esportivo, e a outra parte da nota será composta com o desempenho no ENEM dos últimos cinco anos.

De acordo com Luiz Fernando Cuozzo Lemos, professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM e autor do projeto, o Piares surgiu para mudar o esporte por meio da educação. Outras instituições de ensino também já entraram em contato com o professor para replicar o programa e algumas já estão com edital pronto.

Atletas universitárias durante os JUBs 2023 – Foto: Beno Kuster / CBDU

“Neste primeiro edital, serão mais de 40 vagas, iniciando com quatro modalidades que a UFSM é mais forte – atletismo, futsal, handebol e o vôlei. A gente acredita que vamos ampliar para os próximos anos o número de vagas e o número de modalidades. Com certeza, outras universidades vão aderir ao Piares, cada uma com sua característica, fazendo com que haja mais centros de treinamento dentro das instituições, elevando a posição do Brasil no cenário olímpico daqui a 20 anos, por exemplo”.

A CBDU tem acompanhado e apoiado a proposta desde o início. Para Luciano Cabral, presidente da confederação, a iniciativa vai trazer paridade competitiva em disputas universitárias de todo o país.

“A proposta nivela instituições públicas e particulares. As instituições públicas nacionais contam com uma excelente infraestrutura que pode contribuir para o progresso até o nível de alto desempenho. A UFSM é, agora, um exemplo a ser seguido em todo o país, pois representa o avanço e a transformação significativa no cenário esportivo brasileiro”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS