Projeto CRIA da UFLA marca presença no JUBs

Por João Paulo Fernandes

“A nossa ideia é fazer uma formação que não seja só esportiva, mas para a vida da pessoa”. Pensando dessa forma, o projeto social batizado de Centro Regional de Atletismo (CRIA) forma e revela atletas e cidadãos há 13 anos, na Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG).

Foto: Luiz Felipe Souza – Portal UFLA

Além da formação de atletas, o CRIA também forma treinadores. É o caso de Pablo Ramon, que se graduou e se formou como técnico durante sua graduação na UFLA. Após a morte do criador do projeto, Fernando Oliveira, em 2019, Pablo que estava morando em Natal (RN) retornou à Lavras. “Eu voltei para coordenar o projeto e faço isso voluntariamente para que a semente não deixe de florescer.” contou o treinador.

O projeto beneficia, principalmente, as crianças de comunidades humildes de Minas Gerais que possuem vulnerabilidade socioeconômica . “A gente vai atrás dessas crianças para que elas tenham oportunidade de escolha, porque muitas delas têm o estereótipo de que as universidades não foram feitas para elas. Elas não se sentem pertencidas àquele ambiente”.

O CRIA gerou frutos e, hoje, algumas das crianças que estiveram na primeira leva de alunos estão disputando os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “A gente usa o esporte como ferramenta de atração para que as crianças se mantenham vinculadas ao meio acadêmico. O que a gente faz é um pouco diferente dos outros, porque a gente bota as crianças dentro da universidade”, revelou o educador.

Projeto premiado dentro e fora das pistas

Em 2019, o CRIA venceu a categoria “Projeto Transformador” do Prêmio Esporte Mineiro, honraria dada pelo Governo de Minas Gerais que reconhece atletas de destaque e nomes de relevância no esporte local.

Neste ano, a equipe universitária do CRIA disputa o JUBs com oito atletas, seis no femininino e dois no masculino, sendo 6 veteranos e apenas dois estreantes. Com alguns medalhistas, o time da UFLA já chegou a bater marcas nos jogos anteriores. “Em 2017, foi a primeira vez na história que uma equipe de uma Universidade Pública subiu ao pódio por equipes no atletismo. Queremos subir ao lugar mais alto do pódio, que ainda não subimos” finalizou Pablo.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS