RETROSPECTIVA 2017: 2° INTERNATIONAL UNIVERSITY BEACH GAMES

Retrospectiva 2017: 2° International University Beach Games

Mais de 10 países participaram do evento, nas modalidades beach hand, beach soccer, beach volleyball e beach tennis

UNIPÊ-PB foi ouro, e UNINASSAU-PE prata. Foto: Fotojump

A segunda edição do International University Beach Games foi sediada nas areias de Maceió, capital de Alagoas, entre os dias 27 de março e 01 de abril. O evento recebeu 250 participantes, de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competiram nas modalidades de beach hand, beach soccer, beach volleyball e beach tennis, modalidade demonstrativa, nas categorias feminina e masculina.

Na ocasião da abertura do evento, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou sobre a consolidação do projeto. “Faz oito anos que realizamos os jogos universitários brasileiros de praia e há quatro começamos a desenhar o projeto em âmbito internacional, que agora temos a oportunidade de consolidar mundialmente como um grande evento esportivo, criado, desenvolvido e inicialmente organizado no Brasil”, elencou o presidente.

O Brasil foi representado por universidades do Estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da edição 2016 da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia.

Após uma semana de muita disputa, o Brasil dominou o ouro, e os atletas brasileiros conquistaram o primeiro lugar em todas as modalidades da competição.

A cerimônia de premiação foi realizada ao final das partidas. No pódio, Luciano Cabral e o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Leandro Cruz Fróes, fizeram a entrega oficial das medalhas aos atletas vencedores da competição.

Para o presidente da CBDU, a satisfação dos competidores reflete o sucesso do Beach Games. “A avaliação é positiva. Os atletas elogiaram bastante a organização e estrutura do evento. Isso é importante para nós. A CBDU sai de Maceió contemplada com o sucesso do Beach Games e consegue consolidar mais uma competição no calendário de eventos do esporte universitário”, celebrou.

O secretário nacional Leandro Fróes também compactuou com a avaliação positiva e afirmou que o Beach Games é mais um instrumento de universalização do esporte no Brasil. “Com certeza está posto um grande campo para futuras medalhas nacionais e internacionais na consolidação dos esportes de praia. Acredito que isso será um celeiro de medalhas para nosso país”, comentou.

Os atletas brasileiros brilharam

Campeão da edição nacional no vôlei de praia masculino, a UNIP-SP repetiu a conquista e garantiu o ouro na edição internacional. A dupla brasileira Allison Francioni e Matheus Freitas venceu os aguerridos colombianos Eduin Garzon e Camilo Vanegas, da UPTC-COL, após uma disputa acirrada.

“Estamos felizes. Já temos o título nacional e agora, pra coroar, o ouro na competição internacional do Beach Games. Houve muito preparo para atingir esse resultado”, comemorou Matheus Freitas. Para Allison, a vitória significou muito. “Representar o Brasil é sempre um orgulho. É um sentimento de felicidade, e estamos muitos gratos pelo resultado da competição”, descreveu.

A equipe de beach hand feminino do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) conquistou a medalha de ouro na grande final, após uma partida eletrizante contra o time pernambucano da Uninassau.

De forma invicta, as meninas comandadas pelo técnico Vinícius Oliveira coroaram a boa fase com mais um título. “Viemos de uma conquista no Circuito Brasileiro e conseguimos levar mais essa. É uma alegria indescritível”, comentou o técnico após o apito final.

“Estamos treinando muito e tivemos a felicidade de pegar o embalo e conquistar um campeonato atrás do outro”, afirmou Ingrid Frazão, que fechou o gol e anulou as principais chances do time da Uninassau – PE.

Confira a classificação geral:

Beach Volleyball Feminino

1º UNIFOR –BRA

2º UAC – MEX

3º M.NASSAU – BRA

Beach Volleyball Masculino

1º UNIP –BRA

2º UPTC – COL

3º CONDEE – MEX

Beach Soccer Masculino

1º UNINASSAU – BRA

2º UNAP – CHI

3º I.S.F.DYT. Nº 85 – ARG

Beach Soccer Feminino

1º UNIFOR – BRA

2º ADOPE – PAR

3º UFAL – BRA

Beach Hand Masculino

1º UNIPÊ –BRA

2º UFAL– BRA

3º UNPAZ – ARG

Beach Hand Feminino

1º UNIPÊ – BRA

2º UNINASSAU – BRA

3º LUD – URU

O II International University Beach Games foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

NOTÍCIAS RELACIONADAS