Logo
NOTÍCIAS

Reyson Douglas: capitão da primeira seleção universitária brasileira de basquete 3x3 em cadeira de rodas

Reyson leva sua história de superação e inspiração ao maior evento universitário do mundo.

Por CBDU

10 de jul., 2025 às 14:35 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

 

Nascido em Recife (PE) e atualmente morando, estudando e treinando em Patos de Minas (MG), Reyson Douglas tem uma trajetória marcada pela determinação dentro e fora das quadras. Aos 26 anos, o estudante-atleta chega ao FISU World University Games 2025, na Alemanha, como capitão da primeira seleção universitária brasileira de basquete 3x3 em cadeira de rodas, representando o país em um momento histórico: a estreia do paradesporto nos Jogos Mundiais Universitários.

Reyson conheceu o basquete em 2012 por meio de um projeto social e, já em 2014, passou a disputar campeonatos de alto rendimento. Desde então, sua carreira inclui importantes conquistas como o título do Parapan-Americano Sub-23 em 2017, participação no Campeonato Mundial no Canadá e a medalha de prata no Sul-Americano da Argentina.

“É uma oportunidade incrível. Como atleta, significa que os treinos estão dando resultado. Como estudante universitário, é a prova de que a educação e o esporte realmente mudam vidas. É gratificante saber que hoje sirvo de referência para novos atletas do paradesporto”, destacou Reyson.

Convocado pela primeira vez em 2017, ele já coleciona experiências internacionais, mas enxerga o Mundial Universitário na Alemanha como um divisor de águas.

“É a primeira vez que o paradesporto está presente no mundial universitário, e eu estou aqui como capitão. Isso com certeza vai marcar minha carreira. Nosso time é forte, dedicado, e temos um técnico experiente. A responsabilidade é grande, pois representamos todos os atletas paralímpicos do Brasil.”

Entre treinos, viagens e jogos, Reyson carrega também a força de uma memória que o motiva diariamente. Sua mãe, falecida em outubro de 2024, sempre foi uma incentivadora do seu amor pelo esporte.

“Na minha última competição antes da partida dela, tive a certeza de que ela estava feliz porque eu estava fazendo o que mais amo: jogar basquete. Isso se tornou minha maior força.”

Antes das partidas, Reyson tem seus próprios rituais: escuta música para manter o foco, assiste jogos dos adversários para se preparar melhor e, acima de tudo, carrega uma filosofia de persistência: “Posso até estar perdendo a partida, mas nunca entrego o jogo.”

O Mundial Universitário será realizado entre os dias 16 e 27 de julho, reunindo mais de 8 mil atletas de 150 países em 18 modalidades. Em sua estreia no evento, o paradesporto entra para a história e com Reyson Douglas como um dos protagonistas.

 

A participação do Time UBrasil no FISU World University Games Rhine-Ruhr 2025 conta com o apoio fundamental do Ministério do Esporte e de nossos parceiros: Bianco, Tropical Brasil, Icone Sports, Spalding, Kempa, uhlsports, Joma e Max Recovery. Juntos, fortalecemos o esporte universitário brasileiro e fazemos do Brasil uma nação esportiva.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS