RIO BRANCO RECEBE EDIÇÃO 2017 DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO ACRE (JUAC)

Rio Branco recebe edição 2017 dos Jogos Universitários do Acre – JUAC

Competição é seletiva para o JUBs, e reúne alunos-atletas de quatro IES do estado

Equipe feminina da UFAC vence no voleibol e está classificada para a etapa nacional. Foto: FDUA

Começou oficialmente nesta segunda-feira, 26, em Rio Branco, a edição 2017 dos Jogos Universitários do Acre (JUAC), o maior evento de competição universitária do estado, realizado pela Federação de Desportos Universitários Acreanos (FDUA). A competição acontece na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Acre (UFAC), com a modalidade de basquetebol feminino e masculino, e na quadra esportiva do Instituto Federal do Acre (IFAC), com a disputa da modalidade de voleibol feminino.

A competição reúne equipes de quatro Instituições de Ensino Superior do estado: Universidade Federal do Acre (UFAC), União Educacional do Norte (UNINORTE), Instituto Federal do Acre (IFAC) e Faculdade Meta (FAMETA), que disputam uma vaga em cada modalidade oferecida no JUAC para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) edição 2017. Serão disputadas 14 modalidades: basquete, basquete 3×3, futebol virtual, futsal, handebol, jiu-jítsu, judô, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de quadra e de praia, além de xadrez e acadêmico.

Segundo o presidente da Federação de Desportos Universitários Acreanos (FDUA), Sandro Melo, o JUAC é uma forma de valorização e projeção dos atletas acreanos para competições nacionais. “O JUAC traz um espírito de conquistas para os atletas acreanos, dando oportunidade de celebrar o esporte e, em nosso sistema, procuramos priorizar isto. Além de valorizar os esportes universitários, também apreciamos os trabalhos acadêmicos que vieram como proposta nesta edição, com o intuito de levar ao JUBs e, assim, proporcionar experiências mais elevadas para nossos atletas acreanos”.

As disputas do JUAC 2017 começaram na segunda-feira, e já contam com equipes vencedoras, como é o caso do voleibol masculino, onde apenas a UFAC/Rio Branco se inscreveu na categoria masculina, classificando-se automaticamente para a etapa nacional. No voleibol feminino, a equipe da UFAC ganhou das representantes da UNINORTE na segunda-feira, em jogo realizado na quadra poliesportiva do IFAC, pelo placar de 3 sets a 2. Na terça-feira, 27, com o placar de 3 sets a 0,  a UFAC sagrou-se campeã do voleibol feminino do JUAC 2017 e segue classificada para a etapa nacional.

Basquetebol masculino da UFAC se classifica para o JUBs 2017. Foto: FDUA

Ainda na segunda-feira, ocorreram as disputas do basquetebol, na quadra poliesportiva da UFAC. Enfrentaram-se as equipes da UNINORTE e UFAC, no naipe feminino, com placar positivo para a UNINORTE, que ganhou da UFAC por 27 a 23. No naipe masculino, a UFAC venceu da UNINORTE, com o placar de 61 a 24.

Na terça-feira, segundo dia de jogos do JUAC 2017, a equipe masculina de basquetebol da UFAC se classificou para a etapa nacional após vencer a UNINORTE com o placar de 44 a 14. No naipe feminino, a UFAC ganhou da UNINORTE com o placar de 37 a 32, levando a final para a sexta-feira, 30, às 19h, na quadra poliesportiva da UFAC.

No domingo, 02, a partir das 8h, terão início: tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. Às 14h iniciam-se as modalidades judô, basquete 3×3, futebol virtual, jiu-jítsu, taekwondo e xadrez, na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Entre os dias 03 e 08 de julho (segunda a sábado) será a vez das competições coletivas de futsal e handebol estrearem no evento. As disputas do futsal feminino e masculino ocorrem no Ginásio do Sesi, a partir das 18h. Na quinta-feira (06), a partir das 18h30, e sexta-feira (07), a partir das 19h, o futsal feminino e masculino será realizado no CT EDSON/ASSINCRA.

O handebol feminino e masculino será disputado na quadra poliesportiva da UFAC, entre segunda e quarta-feira, a partir das 19h. No sábado, 08, ocorrem as finais, a partir das 15h, no ginásio do IFAC.

Por Marianna Gonçalves e Jeane de Castro

NOTÍCIAS RELACIONADAS