RIO DE JANEIRO DÁ INÍCIO À FASE SELETIVA DO JUBS 2017

Rio de Janeiro dá início à fase seletiva do JUBs 2017

Campeonato Universitário promovido pela FEURJ é dividido em três etapas

UFRJ vence no basquete masculino. Foto: FEURJ

A Federação de Esporte Universitário do Rio de Janeiro – FEURJ deu início este mês ao Campeonato Universitário 2017, que indicará os seus representantes para os 65º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), nas modalidades coletivas.

Este ano, as disputas acontecem em três fases – 01/07, 26/08 e 02/09. A Instituição de Ensino Superior (IES) que pontuar em 1º lugar no ranking da FEURJ, dentro da sua respectiva modalidade, garantirá a vaga para o JUBs 2017.

Estão na disputa seis IES: Celso Lisboa, PUC-RIO, UFF, UFRJ, Univeritas e Universo.

Na 1ª Fase do Campeonato Carioca Universitário 2017, foram disputadas as modalidades de Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol, nos naipes feminino e masculino. A competição reuniu um total de 450 acadêmicos-atletas por etapa, das seis IES participantes. Na primeira fase, os vencedores foram:

– Basquete Feminino – Celso Lisboa

– Basquete Masculino – UFRJ

– Futsal Feminino – Celso Lisboa

– Futsal Masculino – Celso Lisboa

– Handebol Feminino – Universo

– Handebol Masculino – Universo

– Voleibol Feminino – Universo

– Voleibol Masculino: Universo

Nas duas próximas etapas, o sistema será o mesmo e os confrontos de todas as tabelas da 2ª Fase já estão definidos. “Desde que as Seletivas para os JUBs foram instituídas, em 2004, pela CBDU, a FEURJ vem sempre realizando anualmente, com muito êxito e maciça participação de suas filadas, este evento esportivo”, destaca o presidente da FEURJ, Rafael Serour.

O presidente falou sobre a importância do evento para o estado. “Nos anos de 2014, 2015 e 2016 tivemos o apoio expressivo das Secretárias de Esporte, tanto do Município quanto do Estado, na realização do evento. Esse ano, infelizmente, não temos apoio de nenhum órgão estadual nem municipal, estamos realizando com recurso das próprias universidades, o que foi um baque para a organização dos jogos. Todas as IES filiadas empenham-se ao máximo para sagrarem-se campeãs e, assim, poder representar o RJ no mais importante evento esportivo universitário – o JUBs”, pontuou.

As equipes do Rio de Janeiro vêm mostrando grande participação nos eventos da Temporada 2017 da CBDU, conforme elenca Rafael. “Estamos com quatro equipes na Fase Final da LDU de Quadras e temos duas IES entre as 10 primeiras no Ranking das IES da CBDU. Hoje, a FEURJ ocupa o 3º lugar no Ranking das FUEs”.

O presidente falou ainda sobre o desejo da Federação em levar os Jogos Universitários Brasileiros para o estado. “O importante deve ser a integração das IES em prol da divulgação e desenvolvimento do esporte universitário, pois acreditamos que o futuro do esporte está nas Universidades. Afinal, para uma cidade que foi Sede Olímpica, por que não almejarmos sediar o JUBs?  Vamos trabalhar para isso, apesar de achar que está muito difícil, devido à situação do governo e município do Rio de Janeiro”.

E destaca o trabalho realizado em 2017 pela Federação. “Esperamos dar continuidade às nossas diretrizes e fecharmos este ano de 2017 alcançando uma classificação melhor que a de 2016. Gostaria de parabenizar a CBDU, na pessoa do Luciano Cabral e sua diretoria, pelo trabalho que tem feito em prol do desporto universitário, não só a nível nacional, mas a nível mundial. Com certeza estamos no caminho certo e juntos, CBDU e Federações, seremos cada vez mais fortes”.

Paralelamente às Seletivas, a FEURJ está realizando, nos mesmos moldes, o Campeonato Carioca Universitário de Futebol, com a participação de cinco IES e 120 acadêmicos-atletas. Por Fase dos Jogos da FEURJ, haverá o envolvimento direto de 600 acadêmicos-atletas. No mês de agosto, a Federação realiza as seletivas dos esportes individuais, que devem ter um total de 400 atletas envolvidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS