Rio Verde – GO se prepara para receber primeira competição de 2020

De 15 a 21 de março acontecerá em Rio Verde – GO, o Jogos Universitários Brasileiro (JUBs) – Futebol. O evento funciona como seletiva para o II FISU America Games, o Pan-americano do esporte universitário, que acontece em maio.

Registro do JUBs Futebol de 2019 – Créditos: Exemplus Comunicação/Jonathan Ericson

Faltando pouco mais de um mês para a competição, a cidade está sendo preparada para receber o evento. Lusimar dos Santos, presidente da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU) explica que a cidade está empenhada em receber muito bem todos os atletas do desporto universitário nacional. “O melhor de tudo é entregar um produto legal. Que os atletas possam sair daqui de Rio Verde com o sentimento de dever cumprido”, afirma. O JUBs Futebol é uma competição oficial da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e já passou por Goiás outras duas vezes, em 2005 e 2007.

A realização do evento é uma parceria da CBDU, com a FGDU, patrocínio da Universidade de Rio Verde (UNIRV) e apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Esportes do município. De acordo com Lusimar, a preparação da cidade acontece a pelo menos 4 meses: infraestrutura local e praças esportivas são o foco dos ajustes.

Em nota, a assessoria da UNIRV reconheceu a importância da prática esportiva no meio acadêmico e disse que a ida do JUBs Futebol para a cidade é motivo de muita alegria, uma vez que poderão mostrar o potencial socioeconômico, turístico da cidade e toda a infraestrutura que o município dispõe para incentivar o esporte. “Não estamos medindo esforços para que os atletas sejam bem recebidos e acima de tudo, mostrar que a Universidade promove a valorização do esporte, do convívio e integração dos estudantes”, afirma a Instituição.

Para Lusimar dos Santos, além da competição, é importante que os atletas presentes tenham opções de entretenimento. “Nosso sentimento para com os atletas é que não seja somente uma competição esportiva, mas um momento de troca de culturas. É um momento para ir além do futebol. É amizade, companheirismo e integração. A gente quer mostrar um Estado que acredita e que investe no esporte”, explica o presidente da FGDU.

A Secretária de Esporte e Lazer de Rio Verde avalia como positiva a realização do evento na cidade e destaca alguns dos pontos relevantes da competição no município. Em nota, frisam o valor agregado à economia e ao turismo local, também a contribuição do JUBs Futebol na integração dos acadêmicos de diversas universidades. E por fim, no âmbito socio-esportivo, o incentivo a prática esportiva dentro das Instituições de Ensino Superior da cidade e a melhoria dos espaços físicos que irão sediar os jogos.

E as expectativas para o evento são grandes! Por ser uma cidade do interior do estado, receber um evento como o JUBs, tradicional no cenário esportivo do país, é algo importante. “Para a Federação Goiana de Desportos Universitários é mais uma oportunidade de receber um evento, seus atletas, e das Instituições de Ensino Superior do estado poderem competir em casa, junto da sua torcida”, finaliza Lusimar.

Para a Universidade, o objetivo é promover a inclusão social, bem-estar e mais qualidade de vida aos estudantes. Enquanto Instituição, a UNIRV declara ter ciência de que o esporte universitário cresce com a realização de uma

competição de alto nível. “Que essa edição em Rio Verde seja de incentivo a socialização de todos, uma vez que a educação universitária não se faz só em sala de aula”, finaliza a UNIRV em nota.

O prefeito Paulo do Vale, juntamente com o Secretário de Esportes, Fernando Cezar Pazotti, ressalta que a expectativa é muito grande em realizar o evento junto a Universidade. “Nossa preparação está ocorrendo da melhor forma possível, as estruturas dos nossos espaços físicos já existentes passam por adaptação para a competição, para que possamos melhor recebe-los, e que esse evento seja grande tanto para a CBDU, FGDU quanto para Rio Verde”, explica.

Nós estamos contando os dias para iniciar o calendário 2020! E vocês atletas, estão ansiosos?

NOTÍCIAS RELACIONADAS