SÃO LUÍS ABRE A LDU DE TÊNIS, CONFERÊNCIA NORTE

São Luís abre a LDU de Tênis, Conferência Norte

Atletas dos estados do Maranhão e Pará enfrentaram-se nesta quinta-feira

Pedro Libério, da UNICEUMA-MA, venceu a primeira partida do dia. Foto: Fotojump

Nesta quinta-feira, 11, as quadras de saibro do Olho D’água Tennis Center, em São Luís, receberam as primeiras partidas da Liga do Desporto Universitário de Tênis, Conferência Norte. Nesta primeira fase de grupos, os jogos são realizados em formato set pró, em que a partida acontece em apenas um set de oito games corridos.

No primeiro jogo da manhã, enfrentaram-se Pedro Libério e Luiz Castro, ambos da UNICEUMA, do Maranhão. Mais experiente, Pedro conduziu o jogo do início ao fim, vencendo por 08 games a 01. O atleta, que já jogou pelo universitário americano quando estudante de Comércio Exterior, na Califórnia, destacou a importância do apoio das universidades aos atletas universitários. “O Brasil necessita desses torneios, e do apoio das instituições de ensino. Nos Estados Unidos, a universidade te dá todo o suporte, porque quer que você ganhe por eles, faça por eles e leve o nome deles com você”.

O tenista pontuou ainda sobre o novo formato da LDU de Tênis, dividida em cinco fases. “É extremamente importante para incluir todos os estados e regiões, e conseguir integrar muito mais gente no campeonato”.

A segunda partida do dia, entre Gabriel Andrade e João dos Santos, ambos da UNICEUMA-MA, terminou em 08 games a 03 para Gabriel. O estudante de Medicina falou sobre a rotina diária. “Consigo treinar nos intervalos entre a faculdade e os estudos, é possível conciliar a carreira de atleta com o curso de Medicina”, frisou o tenista, que possui um extenso currículo no esporte: semifinalista no Sul-Americano de 2014 em Assunção, no Paraguai, e em Mundiais nos Estados Unidos, em 2015, como o Circuito Caselli e o Orange Ball, além de campeão brasileiro oito vezes.

Os jogos do período da tarde foram de confronto entre estados. De um lado da quadra, Felipe Prata, representando a Universidade Federal Rural do Amazonas, do Pará, e de outro, Luiz de Castro, do Maranhão, que jogou sua segunda partida do dia. Mais uma vez, o placar não foi favorável para o maranhense, que perdeu para Felipe por 08 games a 03.

A última partida do dia acabou suspensa na metade do set, devido à forte chuva que atingiu São Luís. Vinícius Fialho, da UNAMA, do Pará, e João dos Santos, do Maranhão, que também competia pela segunda vez no dia, continuarão o set nesta sexta-feira, a partir das 8h30.

Confira aqui a programação completa da competição e os resultados do dia.

Liga do Desporto Universitário de Tênis

A Liga do Desporto Universitário de Tênis, Conferência Norte, é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME). Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Governo do Estado do Maranhão.

Saiba mais

A partir deste ano, a LDU de Tênis passa a contar com cinco etapas, divididas em fases chamadas Conferências – Norte, Nordeste, Central e Sul. Na Conferência Norte, estão compreendidos todos os estados da Região Norte do país, além do Maranhão. A Conferência Nordeste abrange todos os estados da Região Nordeste, com exceção do Maranhão. As duas acontecem em paralelo, entre 08 e 13 de abril, em São Luis e Natal, respectivamente.

Na Conferência Central estão incluídos o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Por fim, a Conferência Sul abarca o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. As duas Conferências serão realizadas entre 29 de maio e 03 de junho, em Vitória e Curitiba, respectivamente. A fase final da LDU de Tênis, onde se encontram os campeões das Conferências, será realizada em São Paulo, de 07 a 12 de novembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS