SÃO PAULO LEVA O OURO DO BASQUETE DOS JUBS PARA CASA

UNIP-SP e UNIFAE-SP foram os campões do basquete feminino e masculino nos Jogos Universitários Brasileiros 2018

Por Guilherme Amaral – Programa Jovens Jornalistas

As equipes são paulinas, que chegaram os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) como favoritas, deram um show de habilidade no ginásio esportivo Valdir Pinheiro desde seus primeiros jogos. Todas as partidas tiveram placares elásticos e os jogos foram tranquilos, sem muitas faltas e sempre com respeito. Luiz Felipe, de 24 anos, arbitrou a partida final e falou um pouco sobre essa tranquilidade que rolou no jogo. “Nós já estávamos conversando um pouco no pré-jogo que seria uma partida tranquila e foi isso mesmo, tudo ficou sobre controle.”

A final masculina entre UNIFAE e UCDB-MS não foi tão dura. Desde o primeiro quarto, os são paulinos já tinham o controle do jogo. O atleta João Amato, de 24 anos, comentou que houve um estudo para jogar contra o time do Mato Grosso do Sul, reavaliando as partidas que a UNIFAE já tinha feito contra eles na Fase Sul e buscando maneiras de neutralizar seus pontos fortes.

A alegria tomou conta do ginásio Valdir Pinheiro por parte dos paulistas, em Maringá, após a grande final. Foto: Alzir Lima – Kaizen/CBDU

Arquidally Santos, de 26 anos, conta que essa é a terceira conquista que tiveram nos JUBs. O time de São Paulo venceu o campeonato em 2014 e 1015, ficando os dois anos seguintes de fora. Arquidally comenta também sobre como foram árduos os treinos para essa competição e levar esse título representa todo o suor dos jogadores.

A partida feminina entre UNIP e UNOCHAPECÓ-SC também já havia sido planejada. “Nós montamos uma estratégia para derrubar o garrafão delas e não deixar elas pegarem tanto o rebote, e esse foi nosso aproveitamento”, explica a atleta Lays Silva, de 20 anos. Ela fala, ainda, sobre o que foi o campeonato para a equipe. “Nosso time todo está feliz. Os JUBs são o campeonato mais maravilhoso que tem. Toda essa construção é maravilhosa, todas as equipes, tudo misturado… E o que eu mais prezo é o respeito das equipes entre si. Aqui não tem ninguém diferente.”

As premiações aconteceram pouco depois de acabarem os jogos, no Parque Internacional de Exposições de Maringá. O clima foi de respeito e festa entre os competidores que, felizes, levaram suas medalhas para casa.

Os JUBs 2018 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS