SEGUNDO DIA DE COMPETIÇÕES NO WUC CHESS

Por Clara Aguiar

Quem entra na sala de competições do mundial universitário de xadrez e se depara com um ambiente calmo e silencioso não imagina que a disputa por ali anda bem acirrada. Depois de quatro rodadas e algumas surpresas, o campeonato começa a desenhar seu ranking.

O chinês Lu Shanglei começou como mais forte na competição, dos 26 universitários participantes do naipe masculino, apenas dois são GRANDMASTER (maior titulação da Federação Internacional de Xadrez – FIDE) e Shanglei é um deles. No xadrez, os atletas são classificados por uma pontuação própria. A cada partida e cada torneio participado, sua pontuação muda de acordo com seu desempenho. O chinês chegou em Aracaju com a maior pontuação da competição, com larga diferença para o segundo colocado, o polonês Daniel Sadzikowski, outro GRANDMASTER da FIDE.

Após o final da quarta rodada nesta sexta feira, nota-se que os títulos nem sempre dizem tudo quando o assunto é mundial universitário. Os dois enxadristas mais fortes da competição aparecem depois do décimo lugar no ranking parcial, mas segundo o árbitro principal do WUC Chess, Pedro Caetano, isso apenas mostra a qualidade da competição. “É realmente um mundial com cara de mundial. Jogadores determinados, com muito preparo, técnicos dando apoio antes e depois das rodadas. Muito forte a competição, tanto que os melhores ranqueados foram derrotados por jogadores com menor pontuação. Ficamos muito felizes por estar trabalhando com esse grupo com os melhores enxadristas universitários do mundo em um torneio de altíssimo nível”, conclui.

Enxadrista brasileira Julia Alboredo Foto: CBDU/Thiago Duarte

Na classificação geral, que conta com atletas dos naipes feminino e masculino, a Polônia, Sérvia e China já ganharam destaque nos primeiros dias de competição. Entre as meninas, a brasileira Julia Alboredo conseguiu saltar da oitava para a segunda posição no ranking parcial depois de quatro rodadas. A peruana Cori T Deysi, por enquanto, tem a liderança. Nesse sábado, a quinta rodada se inicia á 9hs da manhã e no período da tarde será realizada a rodada de número 6.

Para conferir todos os resultados do WUC Chess, clique aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS